Documentos de entrada nos Estados Unidos praticamente confirmam o lançamento de uma nova geração da Kawasaki Ninja ZX-6R. E a apresentação deve acontecer em menos de dois meses, no Salão de Colônia, na Alemanha.
Quem “dedurou” a Kawasaki foi a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), que publicou uma carta da marca japonesa relatando uma lista (incompleta) de seus modelos para 2019, incluindo a nova Ninja ZX-6R.
Embaraçosamente, a carta contém a linha: “Como a data de embargo para esses modelos é 11 de outubro de 2018, solicitamos que este documento não seja publicado no site da NHTSA até depois da data em questão”. Aparentemente a NHTSA optou por ignorar esse pedido.
Mas por que esse documento teria de ser publicado apenas após 11 de outubro? A data coincide com o Salão “AIM Expo” em Las Vegas, onde a Ninja ZX-6R provavelmente fará sua estreia nos Estados Unidos. Contudo, é possível que seja apresentada oficialmente até antes disso, no Salão de Colônia (Intermot), de 3 a 7 de outubro.
Apesar do declínio no interesse pelas superbikes de 600cc (segmento conhecido no exterior como Supersport), já estávamos cientes de que uma nova Ninja ZX-6R estava à caminho. No início de julho a imprensa britânica descobriu informações sobre a próxima geração da motocicleta.
As principais mudanças devem acontecer no motor, que permanece com 4 cilindros e 636 cm³, mas foi reajustado para emitir menos poluentes na atmosfera, uma exigência dos novos padrões europeu e norte-americano. A aerodinâmica será inspirada na Ninja H2R e o pacote eletrônico atualizado.