Parece que a aguardadíssima Kawasaki Ninja ZX-4R não vai ficar sendo apenas um sonho delirante. De acordo com a imprensa japonesa, o protótipo da motocicleta existe e até já foi visto em testes nas estradas.
Embora ainda não tenha surgido nenhuma imagem de espionagem deste modelo (também não vimos na época da ZX-25R), a revista japonesa Young Machine afirma que o relato de um avistamento foi enviado ao departamento editorial e teria acontecido no segundo semestre de 2021.
De acordo com o relato, esse protótipo tinha uma silhueta geral muito semelhante à Ninja ZX-25R, mas o freio dianteiro era um disco do tipo wave e o sistema de escapamento tinha um silenciador separado virado para o lado direito. O ronco emanado era claramente de um quatro cilindros em linha, mas diferente da ZX-25R/ZX-6R.
O mercado doméstico japonês é peculiar e cheio de modelos exclusivos. Mas mesmo lá, os motores a combustão estão ficando cada vez mais restritos pelas leis de emissões cada vez mais severas e também pela falta de interesse. Tanto que a Honda decidiu descontinuar a CB400SF, uma quatro cilindros de 400cc.
Mas desde que surgiu no fim de 2019, a Kawasaki Ninja ZX-25R despertou um imenso interesse, inclusive no ocidente. A lógica é bem simples: se uma “mil” é cara e inacessível demais, uma esportiva de 250cc capaz de girar até 17.000 e passar dos 200 km/h já oferece emoção mais do que suficiente para muita gente, certo?
É nesse contexto que surgiria a Ninja ZX-4R, um modelo decididamente voltado para os mercados ocidentais, onde a tributação para motocicletas acima de 250cc são mais brandas. A questão que fica é: que seria feito das ótimas Ninja 400/Z400? As duas linhas iriam conviver nesses tempos difíceis?