Foram descobertos documentos de homologação nos Estados Unidos que confirmam a chegada de uma Kawasaki Ninja ZX-4R de quatro cilindros em linha para o ano modelo 2023.
O número de identificação com os códigos “ZX400PP” e “ZX400SP” foi lançado em 22 de março pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos EUA (NHTSA). De acordo com a estrutura dos códigos de modelo da Kawasaki, a sigla ZX designa as motocicletas mais esportivas e de alto desempenho.
É a sigla que a fabricante japonesa utiliza nos modelos ZX-10R e ZX-6R atualmente, mas em um passado não muito distante já tivemos ZX-7R, ZX-9R, ZX-12 e ZX-14. Essa família de motos não pode ser confundida com a Ninja 400, que tem códigos “EX400GP” para a versão ABS e “EX400HP” para sem o dispositivo no mercado norte-americano.
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O “P” no final do código, de acordo com o padrão da indústria norte-americana, representa o ano modelo 2023. O nome “Ninja ZX-4R” não aparece explicitamente no decodificador VIN, mas o código do motor deixa poucas dúvidas sobre seu verdadeiro nome comercial.
Tudo parece indicar que a novidade é uma esportiva pura com um motor de quatro cilindros em linha e 400cc, ou uma versão aumentada da Ninja ZX-25R (250cc) já disponível na Ásia. Lançada em 2019, a motocicleta fez um enorme sucesso com seu motor tetracilíndrico capaz de girar a 15.500 rpm e fornecer 50,6 cv.
É bastante provável que a ZX-4R tenha um chassi semelhante ao da ZX-25R, com quadro treliçado e garfos invertidos. A 250cc possui um disco de freio na dianteira e não há indicações se a 400cc seguirá o mesmo caminho. A potência continua “a ser determinada”, mas deve ser um pouco maior que os 45 cv a 10.000 rpm da Ninja 400.
Passar para um motor de quatro cilindros em linha parece ser o próximo passo para a Ninja 400, um modelo que foi reintroduzido no mercado em 2008 com 250cc, cresceu para 300cc e finalmente chegou a 400cc no final da década passada. Sua proposta, no entanto, é apenas ser uma moto de rua com uma pegada esportiva.
Já a ZX-25R é uma verdadeira esportiva, uma versão em miniatura da ZX-10R. Esse segmento, que foi muito popular na Ásia nos anos 1980 e 1990, estava praticamente extinto, mas a reintrodução do modelo em 2019 mostrou que ainda há muito interesse. Pelo jeito, em breve saberemos como será sua aceitação no ocidente também.