Lembra-se que na semana passada dissemos que a Kawasaki poderia atualizar a Ninja ZX-10R para 2019? Hoje (03) temos a confirmação de que a cultuada superbike verde receberá importantes modificações no motor tetracilíndrico, principalmente nas válvulas.
Em uma matéria divulgada quarta passada (29), dissemos que o Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) havia registrado a entrada de novos motores para a ZX-10R com emissões de hidrocarbonetos diferentes dos modelos apresentados em 2018.
Agora, a imprensa britânica descobriu que isso deve à introdução de um novo cabeçote, que possui virabrequim com alavancas (popularmente chamadas de “dedos”) no acionamento nas válvulas, o que reduziu a massa dos componentes em impressionantes 20%.
Em termos práticos, isso significa que o motor da Ninja ZX-10R gira mais rápido e sustenta altas rotações de maneira mais confiável do que o anterior. A introdução de dedos no virabrequim também permitiu o novo desenho de uma câmara de combustão mais compacta.
Não é uma ideia nova. Carros possuem virabrequim com alavancas há muitos anos e a BMW introduziu o sistema na S1000RR em 2010. Mais recentemente, a Suzuki também aplicou a tecnologia na última geração da GSX-R1000. Os ganhos de potência estimados são em torno de 5 cv.
Ou seja, o motociclista convencional praticamente não sentirá diferença alguma, apenas pilotos ocasionais e profissionais sentirão a melhoria depois de verificarem seus tempos de volta, na folha do cronômetro. O recurso é considerado um dos diferenciais da marca em seu sucesso no Mundial de Superbike.
O novo cabeçote estará disponível para todas as três versões da Ninja ZX-10R, que ainda terá um novo quickshifter bidirecional da KQS e uma nova tonalidade para sua cor principal verde. A ZX-10R SE segue tendo como diferenciais suspensões eletrônicas (KECS), rodas Marchesini forjadas e a mesma pintura autocorretiva da H2/H2R.
A versão de homologação Ninja ZX-10RR (apenas 500 unidades) recebe novos tirantes para ajudar no desempenho em alta rotação e bielas de titânio, que além de economizarem outras 400g, diminuem o momento de inércia do virabrequim em 5%. Isso possibilitou o aumento do limite de rotação em 600 rpm em relação ao modelo standard.
Além disso, a ZX-10RR conta com mais peças em fibra de carbono, rodas Marchesini forjadas mais leves e pintura do Kawasaki Racing Team (KRT). Preço e disponibilidade ainda não foram divulgados, mas as motos provavelmente serão vistas no próximo Salão de Milão (EICMA) entre 6 e 11 de novembro, na Itália.