A Kawasaki está prestes a apresentar uma Ninja H2 SX atualizada em 2022. A versão estradeira da moto sobrealimentada deve conter sistemas de ajudas eletrônicas baseados em radares.
Documentos de aprovação em território europeu revelam que a moto de 2022 pesa 266 kg já com combustível, ou seja, 10 kg mais pesada que a atual e 4 kg a mais do que a H2 SX SE+. Uma segunda versão de 2022 acrescenta ainda 1 kg extra, totalizando 267 kg totalmente abastecida. Um protótipo já foi flagrado no início do ano.
Ao que tudo indica, esse acréscimo se deve aos novos sistemas eletrônicos desenvolvidos em conjunto com a Bosch desde 2019. A versão básica da moto pode ficar com os recursos atuais da SE+, painel TFT, luzes de curva, quickshifter e controle de lançamento, enquanto a topo de linha fica com a suspensão eletrônica e os radares.
Os modelos 2022 também cresceram em largura, indo de 775 mm para 790 mm e ambas as versões têm 1.260 mm na parte superior do para-brisa, o mesmo que a atual SX SE+, porém mais alto que a SE standard. O comprimento passou de 2.135 mm para 2.175 mm, resultado de um suporte de placa redesenhado que também pode conter um radar.
Os documentos também mostram que a distância entre eixos não mudou, permanecendo em 1.480 mm. Então sabemos que o chassi, assim como o motor, está praticamente inalterado em 2022, com 197bhp – 10,4 kgf.m, o mesmo da Z H2. Contudo, o modelo 2022 é notavelmente mais silencioso do que o atual.
A Ninja H2 SX 2022 produz 73 decibéis em vez de 75dB (a intensidade do som dobra a cada 3dB, portanto, uma redução de 2dB é significativa), resultado de novo escapamento e silenciador. Além de emissões de poluentes mais baixas, as novas legislações europeias exigem menos ruídos.
A expectativa é de que a Ninja H2 SX seja a primeira Kawasaki a ter o controle de cruzeiro adaptativo, sistema que utiliza radares para manter uma distância constante do veículo à frente na estrada e alerta o piloto sobre perigos em pontos cegos na traseira. O recurso estreou na Ducati Multistrada V4 e na BMW R1250RT.
O site norte-americano da Kawasaki promete realizar o anúncio de três novos modelos em 23 de novembro que, não por acaso, também é a data de estreia do Salão de Milão (EICMA) na Itália. Um deles pode muito bem ser a Ninja H2 SX de próxima geração. Temos mais um mês para esperar.