A Kawasaki está apresentando no Salão de Milão o modelo 2022 da Ninja H2 SX. A sport touring traz um novo sistema de gerenciamento eletrônico baseado em radares sendo a primeira moto japonesa a disponibilizá-lo.
Conforme já antecipávamos aqui e aqui, o sistema ARAS (Advanced Rider Aid System) desenvolvido pela Bosch utiliza sensores de radar na dianteira e na traseira que fornecem à Ninja SX uma série de novos recursos eletrônicos, incluindo o controle de cruzeiro adaptativo (Adaptive Cruise Control, ou ACC).
Inaugurado de série na Ducati Multistrada V4 no ano passado e disponibilizado como opcional na BMW R1250RT, o recurso de última geração utiliza câmeras e sensores de radar para medir e manter a distância ao veículo da frente constante, sem que o condutor precise fazer nada.
Mas não é só isso. A marca japonesa equipou a Ninja H2 SX com um sistema completíssimo, que ainda conta com avisos de colisão vindos de pontos cegos na traseira (Forward Collision Warning) e as novas funções Vehicle Hold Assist e Emergency Stop Signal. Tudo isso teve um preço na balança: 266 kg, dez a mais do que em 2021.
Tudo é visualizado em um painel TFT de 6,5 polegadas compatível com o novo aplicativo de entretenimento da Kawasaki para smartphone, o “Kawasaki SPIN”. A Ninja H2 SX ainda possui ignição sem chave (KIPASS), um novo Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), e manoplas com aquecimento de série.
Para cobrir toda essa parafernália eletrônica, a Kawasaki remodelou completamente a carroceria da moto que, assim como a Ninja H2, conta com o símbolo “River Mark”, novo logotipo da Kawasaki Motors Ltd. Enquanto isso, os bancos do piloto e do passageiro estão agora mais largos e confortáveis, com uma tomada USB embaixo.
O motor de quatro cilindros em linha sobrealimentado permaneceu basicamente o mesmo, mas com um novo sincronismo nas válvulas de admissão e escape, e um escapamento com catalisadores maiores para passar pelo Euro5. A potência máxima é de 210 cv a 11.000 rpm (com o RAM Air a pleno) e 14 kgf.m a 8.500 rotações.
Chassi e a suspensão Showa completamente regulável permaneceram inalterados, mas os freios contam agora um novo cilindro mestre de montagem radial para as pinças Nissin. Há ainda a versão topo de linha, Ninja H2 SX SE, que conta com suspensão semi ativa Showa Skyhook e pinças de freio Brembo Stylema.
Em 2022, a Kawasaki oferecerá a Ninja H2 SX e a versão SE apenas em uma cor: verde com preto e cinza (Emerald Blazed Green/Metallic Diablo Black/Metallic Graphite Gray). A mais completa se diferencia pela aplicação de cinza em pequenos detalhes, como no aro das rodas e na cor das bengalas.