A Kawasaki não está brincando nos veículos elétricos e apresentou, nos últimos dias, a Ninja 7, a sua primeira motocicleta híbrida. O modelo combina um motor a combustão de 450cc com um elétrico para dar um “e-Boost” adicional.
Seguindo os passos da Kawasaki Ninja e-1 totalmente elétrica apresentada no mês passado, a Ninja 7 procura manter uma aparência familiar para não afugentar o motociclista tradicional. Seu porte é de moto média, com pneus mais largos, lembrando muito as 650cc da marca.
Mas o motor é um dois cilindros em linha de 451 cm³, o mesmo que vem na Kawasaki Eliminator 450 e que rende por natureza 48 cv. A diferença é que foi instalado um “motor de tração” elétrico de 12,1 cv e uma bateria de íons de lítio de 48 V que fazem a potência máxima chegar a 69 cv.
A Kawasaki afirma que ao usar o motor elétrico, a Ninja 7 oferecerá “aceleração instantânea de um modelo de 1000cc” juntamente com uma economia de combustível capaz de se assemelhar com a de uma moto a combustão de 250cc.
Para ajudar na distribuição de peso, tanto o motor elétrico quanto a bateria estão alojados no centro do chassi de treliça da moto, antes de serem envoltos por um conjunto de carenagens esportivas com acabamento em verde, prata e preto.
Três modos de condução estão disponíveis através do painel TFT móvel com total conexão com smartphones: “Sport-Hybrid”, “Eco-Hybrid” e “EV” – este último utilizando apenas o motor elétrico e limitando a velocidade e o alcance.
Assim como os modelos Ninja e-1 e Z e-1, você também pode mover a motocicleta para frente e para trás apenas com o motor elétrico e há também um novo recurso que seleciona a primeira marcha automaticamente para você quando parado.
Por falar em marchas, sim, a Ninja 7 possui uma transmissão manual, mas automatizada, sem alavanca de embreagem e sem pedal. No modo manual, acionado pelo interruptor no lado esquerdo do guidão, o condutor alterna as marchas para cima ou para baixo com os dedos.
Mas não confunda com o sistema de dupla embreagem (DCT) da Honda. Na Kawasaki há, de fato, uma caixa convencional de 6 velocidades, mas controlada por atuadores eletrônicos. A KTM patenteou um sistema parecido há algum tempo.
Com modelos elétricos e agora híbridos, a Kawasaki larga na frente de suas rivais japonesas no que concerne à oferecer opções zero-emissões motociclista nato e não aquele que procura scooters com custo-benefício. A Ninja 7 estará nas concessionárias europeias em 2024.