Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Kawasaki Ninja 400 de quatro cilindros é homologada nos EUA

Lucas Carioli 20 de janeiro de 2023

A chegada de uma Kawasaki Ninja 400 com motor de quatro cilindros parece cada vez mais próxima. O modelo, chamado oficialmente de ZX-4R, foi flagrado em documentos de homologação nos EUA.

O registro aconteceu no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), que emitiu uma ordem executiva com o código “ZX400SP” em 21 de dezembro de 2022. Em agosto, a marca japonesa apresentou as siglas ZX400SP e ZX400PP à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

A Kawasaki utiliza a denominação ZX para todas as suas motos genuinamente esportivas, como ZX-6R e ZX-10R. Note que a atual Kawasaki Ninja 400 (EX400) ou mesmo a Ninja 1000 não são dessa categoria, pois derivam de modelos com origem urbana.

Esse não é o caso da Kawasaki Ninja ZX-25R, uma genuína esportiva de 250cc com quatro cilindros apresentada em 2019. Com garfos invertidos, capaz de acelerar até 17.000 rpm, a motocicleta chamou muita atenção desde o início, principalmente no ocidente, o onde é esperada uma versão similar.

Portanto, é fácil concluir que “ZX400” representaria uma Ninja ZX-4R baseada na Ninja ZX-25R, que nos mercados asiáticos atende pelo nome código de “ZX250”. Acontece que no ocidente, as legislações são menos rígidas quanto à cilindrada, então faz mais sentido oferecer maior deslocamento.

As motos de dois cilindros, entretanto, continuarão disponíveis no mercado americano em 2023. Tanto a Ninja 400 quanto a Z400 já foram certificados pelo CARB. Curiosamente, as medições mostram que a ZX-4R libera emissões mais baixas, apesar de oferecer um desempenho superior.

Enquanto a Ninja 400 e Z400 são certificadas para produzir 0,3 g/km de hidrocarbonetos e 4 g/km de monóxido de carbono, a Ninja ZX-4R foi certificada para emitir 0,1 g/km de hidrocarbonetos e 0,4 g/km de monóxido de carbono na atmosfera.

Tudo indica que a Ninja ZX-4R é um dos dois modelos que a Kawasaki deve revelar em uma apresentação marcada para 1º de fevereiro. A outra deve ser uma Ninja H2 SX SE atualizada, que também recebeu certificação do CARB recentemente.

O preço da ZX-4R será vital. No Japão a ZX-25R é tabelada a partir de 847.000 ienes (R$ 34.100), A Ninja 650, em comparação, custa 913.000 ienes (R$ 36.700). Como deve trazer componentes mais sofisticados e maior tecnologia, a 400cc de quatro cilindros pode ser ainda mais cara.

Tags: Kawasaki Ninja 400 Ninja ZX-25R Ninja ZX-4R Segredos Slider

Continue Reading

Previous: Honda pode lançar modelo retrô com o motor da nova Hornet 750
Next: Husqvarna Norden 901 terá versão mais completa

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.