A chegada de uma Kawasaki Ninja 400 com motor de quatro cilindros parece cada vez mais próxima. O modelo, chamado oficialmente de ZX-4R, foi flagrado em documentos de homologação nos EUA.
O registro aconteceu no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), que emitiu uma ordem executiva com o código “ZX400SP” em 21 de dezembro de 2022. Em agosto, a marca japonesa apresentou as siglas ZX400SP e ZX400PP à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
A Kawasaki utiliza a denominação ZX para todas as suas motos genuinamente esportivas, como ZX-6R e ZX-10R. Note que a atual Kawasaki Ninja 400 (EX400) ou mesmo a Ninja 1000 não são dessa categoria, pois derivam de modelos com origem urbana.
Esse não é o caso da Kawasaki Ninja ZX-25R, uma genuína esportiva de 250cc com quatro cilindros apresentada em 2019. Com garfos invertidos, capaz de acelerar até 17.000 rpm, a motocicleta chamou muita atenção desde o início, principalmente no ocidente, o onde é esperada uma versão similar.
Portanto, é fácil concluir que “ZX400” representaria uma Ninja ZX-4R baseada na Ninja ZX-25R, que nos mercados asiáticos atende pelo nome código de “ZX250”. Acontece que no ocidente, as legislações são menos rígidas quanto à cilindrada, então faz mais sentido oferecer maior deslocamento.
As motos de dois cilindros, entretanto, continuarão disponíveis no mercado americano em 2023. Tanto a Ninja 400 quanto a Z400 já foram certificados pelo CARB. Curiosamente, as medições mostram que a ZX-4R libera emissões mais baixas, apesar de oferecer um desempenho superior.
Enquanto a Ninja 400 e Z400 são certificadas para produzir 0,3 g/km de hidrocarbonetos e 4 g/km de monóxido de carbono, a Ninja ZX-4R foi certificada para emitir 0,1 g/km de hidrocarbonetos e 0,4 g/km de monóxido de carbono na atmosfera.
Tudo indica que a Ninja ZX-4R é um dos dois modelos que a Kawasaki deve revelar em uma apresentação marcada para 1º de fevereiro. A outra deve ser uma Ninja H2 SX SE atualizada, que também recebeu certificação do CARB recentemente.
O preço da ZX-4R será vital. No Japão a ZX-25R é tabelada a partir de 847.000 ienes (R$ 34.100), A Ninja 650, em comparação, custa 913.000 ienes (R$ 36.700). Como deve trazer componentes mais sofisticados e maior tecnologia, a 400cc de quatro cilindros pode ser ainda mais cara.