Não é só a Kawasaki Versys que terá 1100cc em 2025. Documentos de homologação comprovam que a sua versão sport touring, também receberá o novo motor mais cedo do que o esperado.
Mais uma vez,, os documentos de homologação foram descobertos na Austrália, país onde a Kawasaki tem uma presença forte há muito anos. Inalterado desde 2021, os arquivos foram atualizados em 16 de agosto de 2024 e novamente no dia 27 do mesmo mês.
Detalhe interessante: apenas a Ninja 1100 SX SE, a topo de linha, que aparentemente receberá o novo motor em 2025. A versão standard permanecerá sendo Ninja 1000 SX, pelo menos na Austrália. Isso é comum até acabarem os estoques.
Mas um documento separado foi atualizado simultaneamente, adicionando dois novos códigos de modelo: ZX1100H e ZX1100J. Suspeitamos que um deles será um modelo não SE, com menos recursos eletrônicos e pinturas especiais sendo as principais diferenças.
Ao que tudo indica, o motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cm³, presente na Z1000 e Versys 1000 há muitos anos, terá o seu deslocamento bem próximo de 1.099 cm³. A potência máxima já foi certificada no documento, 141 cv, um pouco mais do que os 135 cv estimados para a Versys.
Além do motor, é difícil dizer neste momento o que mais mudará na transição da Ninja 1000 SX para 1100 SX. Mas a Versys 1100 não teve nenhuma alteração notável no design no modelo pré-série descoberto e o mesmo pode acontecer com a sport touring.
De início, esperava que só a Versys 1100 iria ser apresentada agora, nos próximos meses. Mas agora, parece bem possível que as duas sejam reveladas simultaneamente, tendo o Salão de Milão (EICMA) como principal palco para isso.