Uma semana depois de apresentar a Versys 1100, a Kawasaki apresentou hoje (1ª) a sua irmã sport-touring Ninja 1100 SX, que compartilha o mesmo motor. Mas também foram feitas outras atualizações.
O motor de quatro cilindros foi aumentado de 1.043 cm³ para 1.099 cm³, o que resultou em 136 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 11,5 kgf.m de torque a 7.600 rpm. A relação de marchas foi alterada (com uma quinta e sexta marchas mais longas) e o quickshifter que funciona a apenas 1.500 rpm.
No resto, a Ninja 1100 SX permanece essencialmente a mesma em relação à Ninja 1000 SX anterior. O design permaneceu o mesmo, com um tanque de combustível de 19 litros, suficiente para passar o dia engolindo estradas asfaltadas com muita bagagem atrás.
Para aumentar o conforto, a motocicleta possui um para-brisa ajustável em altura, controle de tração, ABS atuante em curvas, modos de potência e controle de cruzeiro – todos instalados de série na versão standard e eles ainda contam com a versão SE, ainda mais capacitada.
A versão SE vem com manoplas aquecidas, pinças de freio dianteiro Brembo M4.32, um cilindro mestre Brembo, discos dianteiros Brembo e mangueiras de freio com malha de aço. Há também um amortecedor traseiro Öhlins S46 com ajuste remoto de pré-carga.
Ambas as versões rodam com pneus esportivos Bridgestone Battlax S23 de 17 polegadas em ambos os eixos. Ambas também podem ser conectadas a uma versão atualizada do aplicativo Rideology que agora pode fazer uso da ativação por voz para deixar as mãos livres para pilotar.
A altura de assento também é a mesma para as duas, bons 835 mm em relação ao solo, que deve ser bastante satisfatória para a maioria dos motociclistas. Além disso, uma porta de energia USB-C também vem instalada no guidão para o smartphone, GPS ou outros apetrechos.
A Kawasaki Ninja 1100 SX será oferecida em um esquema de cores Metallic Carbon Gray/Metallic Diablo Black, enquanto a Ninja 1100SX SE vem em Emerald Blazed Green/Metallic Diablo Black. Ambos os modelos chegarão às concessionárias europeias em dezembro. No Brasil, seu aparecimento deve acontecer no segundo semestre de 2025.