A Kawasaki deverá apresentar nas próximas semanas uma série de novos modelos ao mesmo tempo, o que não acontece há muitos anos. Um dele é uma Ninja 1000 atualizada para 2020.
A confirmação foram documentos de entrada no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), o órgão norte-americano responsável por homologar todos os veículos a combustão em circulação nos Estados Unidos.
Os papeis revelam que a nova Ninja 1000 tem um novo código interno de motores: 1.04AAJ. O modelo atual, em atividade desde 2017, tem o código 1.04AAG, enquanto que a primeira geração atende por 1.04AAD.
Juntamente com o novo motor, há índices de emissões reduzidas. A Ninja 1000 2020 está certificada para produzir 0,1 gramas de hidrocarbonetos por quilômetro, a quantidade exata necessária para atender aos requisitos do Euro5.
Os níveis de óxido de nitrogênio (HC + NOx) também totalizam 0,1 g/km, o que significa que os níveis de NOx também são compatíveis com Euro5. Em comparação, a Ninja 1000 atual produz 0,14 g/km para emissões de HC e 0,2 g/km para HC + NOx.
Você pode pensar que a Kawasaki simplesmente pegou o mesmo motor da Versys 1000, já enquadrado ao Euro5, e colocou na Ninja 1000, mas não parece ser esse o caso. Os números são diferentes: 0,04 g/km de HC e 0,1 g/km de HC + NOx para a crossover.
Você também pode estar pensando que a marca japonesa chegou a esses números instalando novos catalisadores e aumentando capacidade volumétrica do motor, para não perder potência. Contudo, os documentos do CARB indicam que a cilindrada do propulsor permaneceu inalterada, 1.043 cm³.
Com a versão média, Ninja 650 revelada no começo do mês, a expectativa é de que a Kawasaki apresente a nova Ninja 1000 na próxima semana, quando começa o Salão de Tóquio. Na mesma ocasião será revelada a novíssima “Z H2“. Outras novidades são aguardadas para o Salão de Milão, em novembro.