A Kawasaki vai apresentar o modelo 2023 da Ninja 1000 no Japão ainda esse mês. A sport-touring da marca verde deve ganhar as suas últimas atualizações antes da aposentadoria.
Conhecida na Europa como Z1000SX, a motocicleta é isso mesmo: uma Z1000 carenada, mas não com pretensões esportivas. Seu lance é devorar estradas a velocidades de cruzeiro altíssimas, com muito conforto, é claro. Apenas no Brasil e nos EUA que o modelo é chamado de Ninja 1000 por questões de marketing.
No Brasil, a Ninja 1000 desembarcou em 2013 e também agradou, apesar do alto preço, mesmo na época. Nos últimos tempos, o modelo saiu do catálogo nacional, preterida pela Versys 1000, que tem o mesmo motor. Na Europa, a sport-touring foi atualizada pela última vez em 2019, quando ganhou um painel TFT.
O site japonês Bike News afirma que o modelo 2023 será lançado no Japão em 15 de julho e que custará 1.595.000 ienes. Com seu motor tetracilíndrico de 1.043 cm³ já atualizado para o Euro5, além de aerodinâmica e eletrônica recentemente atualizadas, que novidades podemos esperar?
Possivelmente novas cores e talvez o sistema de suspensão eletrônica “Showa Skyhook” disponível na versão mais completa da Versys 1000. Sendo muito otimista, a Kawasaki poderia instalar ainda o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, o mesmo da ZH2 SX.
E é aí que entra o conflito da Ninja 1000. A Kawasaki, na verdade, tem três modelos com propostas parecidas, com a Versys 1000 SE voltada para um público mais conservador e com a sobrealimentada ZH2 SX ocupando o posto de orgulho tecnológico da empresa.
É bem possível que as atualizações previstas no modelo 2023 da Ninja 1000 sejam as suas últimas, antes de o modelo ser descontinuado quando as legislações de emissões do Euro5 (semelhantes às japonesas) ficarem ainda mais rígidas. Nos últimos meses, modelos icônicos estão se despedindo do mercado por lá.