A Kawasaki publicou um vídeo em que mostra o seu protótipo movido a hidrogênio pela primeira vez. A marca japonesa está estudando a utilização do elemento químico como combustível.
O projeto da motocicleta, que é baseada na Kawasaki Ninja H2 SX, foi apresentada em janeiro, mas agora a fabricante japonesa chegou ao estágio dos testes físicos. O motor foi adaptado para permitir que a injeção direta do modelo funcionasse com hidrogênio.
“Os motores a hidrogênio produzem energia como os motores convencionais a gasolina: o ar é aspirado, misturado ao combustível e depois queimado”, disse o líder do projeto, Satoaki Ichi. “Finalmente chegamos ao ponto em que podemos realizar testes de pilotagem em um veículo de duas rodas. Fique ligado para saber mais sobre esta futura motocicleta ecologicamente correta.”
O hidrogênio é visto como uma tábua de salvação para motores de combustão interna e uma boa opção em relação às opções elétricas. E, ao contrário dos biocombustíveis sintéticos, o hidrogênio emite apenas água e uma pequena quantidade de CO² causada pela queima de óleo do motor.
“Quando o hidrogênio entra em combustão, água é produzida. Se você colocar a mão perto do escapamento, poderá sentir que está úmido. É um motor muito suave – como um umidificador sobre rodas”, acrescentou com satisfação Satoaki Ichi.
O motor também emite um som muito semelhante ao que você espera de uma versão a gasolina, com a única diferença real encontrada na enorme carroceria traseira que abriga os tanques de hidrogênio. No vídeo, você vê o protótipo sendo abastecido em um posto especial de hidrogênio.