Nos últimos dias, a Kawasaki surpreendeu com um um teaser que mostra o que parece ser uma motocicleta com um motor de 2 tempos. A fabricante japonesa parou de produzi-los há mais de 15 anos.
Este modelo, que provavelmente será exclusivo para off-road, reintroduziria os motores de dois tempos de tamanho normal à marca, que atualmente só conta com motores de quatro tempos em sua linha de motocross e e enduro – excluindo as minimotos de 65cc e 85cc para crianças.
Em um motor de dois tempos convencional, o movimento do pistão direciona o fluxo de ar e combustível. Conforme ele se move para baixo durante o curso de potência, o pistão comprime a mistura no cárter, empurrando-a através da porta de transferência e para dentro do cilindro.
Os primeiros relatos sugerem que esse motor será completamente novo, com injeção de combustível, ou indução forçada, ou até mesmo com um eixo de comando e um arranjo de válvulas para regular mecanicamente o fluxo de admissão e escape.
A Kawasaki não é a primeira a ter essa ideia. Em 2017, a KTM reintroduziu modelos com motores de dois tempos inteiramente novos ao seu catálogo de motos off-road (que não podem ser matriculadas). Elas continham um sistema de injeção eletrônica totalmente revisto.
Motores de dois tempos sempre foram apreciados graças a sua combinação de baixo peso e resposta explosiva. Infelizmente o seu alto consumo de combustível e de emissões decretaram o seu fim para as ruas no início do século XXI. Seu uso ficou limitado ao off-road.
Mas desde então a tecnologia avançou muito, e hoje temos recursos para minimizar esses problemas a um nivel aceitável de recreação – dificilmente legalizável para as ruas e estradas. Infelizmente o teaser não fornece uma data de lançamento, mas não deve demorar muito mais.