Embora seja mais conhecida por suas motocicletas, é o setor aeroespacial o de maior peso para a Kawasaki Heavy Industries. Agora, os dois setores se combinaram para criar o K-Racer IV, um super drone impulsionado pelo motor sobrealimentado da Ninja H2R.
O protótipo, com cinco metros de envergadura, é equipado com um rotor principal com 4 metros de diâmetro e pequenas asas com dois motores responsáveis pela propulsão. As asas estão ali para garantir que a sustentação dependa menos do rotor principal tornando-o mais rápido do que os helicópteros convencionais.
Esses motores são o mesmo quatro cilindros em linha de 998 cm³ da Ninja H2R que, graças a um compressor é capaz de atingir 326 cv a 14.000 rpm e 16,8 kgf.m a 12.500 rpm. Desde o seu lançamento em 2014, a motocicleta estabeleceu-se como a mais veloz em produção superando diversas vezes os 400 km/h.
No momento, o K-Racer IV é um drone autônomo, embora seja a base de outro que será comandado por uma tripulação. O conceito desse projeto é a base sobre a qual Kawasaki está trabalhando para criar uma série de helicópteros muito rápidos, que devem ser lançados nos próximos anos.
No vídeo abaixo você pode ver o K-Racer IV decolando e voando pela primeira vez no parque de aviação de Taiki-cho, em Hokkaido, uma das ilhas principais do Japão. O teste foi considerado um sucesso. Pena que não podemos ouvir seu som.