Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Kawasaki está trabalhando em sistema eletrônico de trocas de marcha

Lucas Carioli 27 de janeiro de 2021


Foi descoberto um novo registro de patente que detalha o projeto da Kawasaki para uma transmissão de engates controlados eletronicamente. A novidade pode beneficiar tudo, desde tourers até suas superbikes.

 

Utilizando como base uma Ninja 1000, o projeto se concentra em um mecanismo de trocas de marcha compacto e simples que mantém a pedaleira direita, mas utiliza um atuador eletrônico e sensores ao invés de uma ligação física entre seu pé esquerdo e o seletor das engrenagens.

Sem uma ligação física e apenas um fio elétrico para conectar a alavanca à transmissão, os pedais podem ser posicionados sem a necessidade de se preocupar com o seletor das engrenagens. O que naturalmente é um grande avanço em termos de conforto para as tourers e aerodinâmico para as superbikes.


Além disso, o atuador eletrônico garantiria (em teoria) que falsos neutros, aceleração excessiva e mudanças de marcha incorretas não fossem cometidos. O sistema ainda seria capaz de fazer o mesmo trabalho de um quickshifter, trocando as marchas mais rápido do que seu pé pode se mover e se encaixando com a eletrônica do motor para garantir que as rotações sejam combinadas perfeitamente.

Onde o sistema aparecerá primeiro? Essa é uma pergunta difícil, mas a empresa parece empenhada em estar na ribalta da tecnologia. Além da sua primeira moto elétrica de série, eles também já foram flagrados testando outras inovações, como um modelo híbrido e sistemas de radar, como na Ducati Multistrada V4 e BMW R1250 RT.


Tags: Kawasaki Ninja 1000 Segredos

Continue Reading

Previous: KTM 1290 Super Duke RR tem algumas especificações descobertas
Next: Controle de cruzeiro baseado em GPS? É nisso que a Harley-Davidson trabalha

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.