Foi descoberto um novo registro de patente que detalha o projeto da Kawasaki para uma transmissão de engates controlados eletronicamente. A novidade pode beneficiar tudo, desde tourers até suas superbikes.
Utilizando como base uma Ninja 1000, o projeto se concentra em um mecanismo de trocas de marcha compacto e simples que mantém a pedaleira direita, mas utiliza um atuador eletrônico e sensores ao invés de uma ligação física entre seu pé esquerdo e o seletor das engrenagens.
Sem uma ligação física e apenas um fio elétrico para conectar a alavanca à transmissão, os pedais podem ser posicionados sem a necessidade de se preocupar com o seletor das engrenagens. O que naturalmente é um grande avanço em termos de conforto para as tourers e aerodinâmico para as superbikes.
Além disso, o atuador eletrônico garantiria (em teoria) que falsos neutros, aceleração excessiva e mudanças de marcha incorretas não fossem cometidos. O sistema ainda seria capaz de fazer o mesmo trabalho de um quickshifter, trocando as marchas mais rápido do que seu pé pode se mover e se encaixando com a eletrônica do motor para garantir que as rotações sejam combinadas perfeitamente.
Onde o sistema aparecerá primeiro? Essa é uma pergunta difícil, mas a empresa parece empenhada em estar na ribalta da tecnologia. Além da sua primeira moto elétrica de série, eles também já foram flagrados testando outras inovações, como um modelo híbrido e sistemas de radar, como na Ducati Multistrada V4 e BMW R1250 RT.