A Kawasaki está trabalhando em um sistema de Inteligência Artificial para motocicletas que, se funcionar como promete, irá revolucionar totalmente a forma como pilotamos e interagimos em nossas máquinas. Sim, elas vão falar com a gente.
O principal objetivo é fazer com que a sistema se comunique com o piloto se adaptando às suas necessidades. O projeto também prevê que sejam alteradas configurações da moto como, por exemplo, a entrega de potência e as características de ciclística, conforme o motociclista necessita naquele momento.
A parte mais ousada, no entanto, é o que vem sendo chamado de “Emotion Engine”. Isso permitirá que o sistema seja capaz de interpretar as emoções do piloto, leia o seu humor e consiga interagir com o que se espera naquele momento, criando uma personalidade própria.
Parece coisa de um filme de ficção científica, mas está realmente sendo feito por uma empresa chamada Cocoro SB, pertencente à gigante das telecomunicações japonesa Softbank. Eles também acabam de adquirir (por 24 bilhões de libras) a britânica Arm Technologies, líder mundial de microprocessadores e dispositivos tecnológicos.
No vídeo abaixo, você pode conferir o “Emotion Engine” em ação através do Pepper, um robô humanoide da Arm Technologies, que está começando a aparecer em empresas ao redor do mundo como uma espécie de assistente emotivo. Imagine algo assim no coração da sua Kawasaki ZX-10R!