Como previsto, a Kawasaki apresentou hoje (7) a Eliminator 450 ao mercado europeu e norte-americano, onde estará disponível nos próximos meses. O Brasil será o futuro destino da custom média?
Apresentada no Japão em março, a Eliminator 400 revive a série de modelos de dois e quatro cilindros que fez sucesso no exterior nos anos 1980 e 1990. O novo modelo, no entanto, é bem mais ortodoxo, impulsionado pelo mesmo motor de 398 cm³ que equipa a linha Z400/Ninja 400.
A versão ocidental, no entanto, teve o seu deslocamento ligeiramente aumentado, para 451 cm³ (diâmetro x curso 70,0 mm x 58,6 mm) disponibilizando 48 cv, exatamente o limite previsto para a categoria de condução A2, a mais concorrida na Europa, por exemplo.
No mais, a Eliminator 450 é semelhante à sua irmã japonesa, com uma estrutura tubular e braço oscilante de aço, garfos telescópicos de 41 milímetros de diâmetro e 120 milímetros de curso na dianteira e dois amortecedores de 90 milímetros de curso atrás.
As rodas, nas medidas 130/70-18 na dianteira e 150/80-16 na traseira, são freadas por discos de 310 mm e 240 mm, respectivamente, com ABS. A altura do assento de 735 milímetros e o peso de apenas 176 quilos convidam motociclistas iniciantes ou pessoas menores para uma voltinha.
De natureza urbana, a Eliminator 450 tem um tanque de combustível pequeno, apenas 12 litros. Para voos mais altos, a Kawasaki oferece a Vulcan S, que compartilha o motor da Z650. As duas, por sinal, devem concorrer uma com a outra em alguns mercados de agora em diante.
Quando foi lançada no Japão, a Eliminator vinha em duas versões (sendo a SE mais completinha) pelo equivalente a R$ 30 mil. Nos EUA, será oferecida por US$ 6.649 (R$ 32.700) e claramente visa brigar com Royal Enfield Meteor 350 e Honda Rebel 500.
Eis que chegamos à grande questão: há espaço para a Eliminator 400/450 no Brasil? Por aqui, a Vulcan S é oferecida a partir de R$ 50.530. Se a Kawasaki conseguisse viabilizar um preço equivalente ao do exterior e próximo ao da Z400 (R$ 34.810), eles teriam mais um modelo nessa faixa de cilindrada.
Vale lembrar que a Royal Enfield também está presente no Brasil – e ganhando terreno rapidamente desde sua chegada em 2017. Por aqui, a Meteor 350 parte de convidativos R$ 21.790 e tem sido bem vista nas ruas. Outra rival próxima (e recém chegada) é a Zontes V310 (R$ 29.990).