Confirmando as expectativas, a Kawasaki apresentou hoje (17) a Eliminator 400 no Salão de Motos de Osaka, no Japão. Mas, ao contrário do que se imaginava, a motocicleta não tem o motor de quatro cilindros da Ninja ZX-4R e sim o de dois cilindros da Ninja 400.
A série Eliminator surgiu em 1985 com um conceito radical: chassi cruiser e motor esportivo, o mesmo 4 cilindros em linha refrigerado a água da GPZ900R/750R Yuzuri. Depois, uma versão 400cc chegou em 1986 e uma de 250cc em 1987.
Por isso havia a expectativa de que a Kawasaki fosse fazer a mesma coisa agora com o motor das nova Ninja ZX-25R/ZX-4R, mas não: a marca de Akashi não foi tão louca e optou mesmo pelo mesmo propulsor de 398 cm³ que equipa a Ninja 400/Z400 e rende 48 cv a 10.000 rpm.
O chassis tem uma estrutura tubular em aço, com dois garfos telescópicos de 41 mm e 120 milímetros de curso na dianteira. Atrás, amortecedores duplos, como toda custom, com 90 mm de curso. As rodas tem 18 e 16 polegadas, com discos de 310 mm e 240 mm monitorados por ABS.
O mais importante para o público-alvo desta categoria de motocicleta é a baixa altura do assento – aqui 735 milímetros, assim como o peso, 176 quilos, já com o tanque de 12 litros totalmente abastecido. O câmbio de seis marchas é assistido por uma embreagem do tipo deslizante.
Farol, espelhos retrovisores e painel são todos redondos, mas tem um pé na modernidade: a iluminação é toda de LEDs. O mostrador é digital de LCD e agrupa conta-giros, velocímetro, marcador de combustível, marcha engatada, hodômetros total e parcial, além das luzes-espia.
No lançamento, a Kawasaki fez de tudo para associar a motocicleta à Eliminator EL250 de 1988, que também era bicilíndrica. Mas ela se parece mesmo é com a Vulcan S, de 650cc. Não que isso seja um problema, já que o modelo é um sucesso desde quando foi lançada em 2014.
A nova Eliminator 400 vai ser oferecida no Japão em duas versões, standard e SE, que vem com acessórios adicionais. O preço anunciado foi de 759.000 ienes, o equivalente a R$ 30 mil. Sua chegada à Europa é provável, onde terá a Honda CMX 500 Rebel como principal rival.