Lembram-se quando a Ducati e a KTM testaram, no ano passado, sistemas de radar em suas motocicletas? Agora é vez de a Kawasaki estudar o assunto, conforme revelam esses registros de patente.
Os desenhos descobertos pela imprensa britânica foram registrados no Escritório de Patentes do Japão e revelam uma Versys 1000 equipada com o que parece ser um conjunto de sensores frontais e traseiros. Os dispositivos podem ser conferidos pela numeração 31, 33, 61 e 62.
Na prática, o sistema funcionará para mensurar a distância entre o veículo na frente utilizando os freios e o acelerador eletrônico para controlar sua velocidade, entrando em ação quando houver perigo eminente e o motociclista estiver distraído.
O mesmo pode ser dito sobre o radar traseiro, onde um espaço para câmeras foi aberto logo abaixo da lanterna. O radar trabalhará para medir a distância e alertará o motociclista se ele começar a alcançá-lo rapidamente; o que significa que os pilotos serão capazes de reagir e sair de seu caminho.
Trata-se do mesmo princípio dos sistemas que estão sendo testados pela Ducati e pela KTM desde o ano passado. As marcas, através de uma parceria com a Bosch, pretendem inserir os radares (ou sensores) em modelos de produção nos próximos anos para aumentar os alarmantes índices de acidentes com motos.
Apesar do interesse, essa é a primeira vez que flagramos uma marca japonesa trabalhando no desenvolvimento desses sensores. A Kawasaki também tem um bom relacionamento com a Bosch. Honda, Yamaha e Suzuki, contudo, parecem ter os engenheiros trabalhando em outros projetos até o momento.