Os servidores da Kawasaki Motors Europe (KME) foram atacados por um grupo de hackers no início do mês. Embora a própria empresa diga que o ataque não foi bem-sucedido, vários sites especializados em TI relatam de forma diferente.
O grupo chamado “RansomHub”, conseguiu acessar os servidores da Kawasaki Motors Europe e alegadamente teriam roubado 487 gigabytes de dados. Eles então tentaram extorquir o fabricante japonês com um”resgate” para impedir a publicação, o que não foi feito.
A captura de tela abaixo mostra alguns dos dados tornados públicos pelos hackers. De acordo com o site Hackread, entre os arquivos divulgados estão documentos comerciais importantes, incluindo informações financeiras, informações bancárias, detalhes de revendedores e comunicações internas.
A sede europeia da Kawasaki, no entanto, vê o incidente de forma diferente. Eles afirmam que os hackers não tiveram sucesso no seu ataque, mas resultou no isolamento temporário dos servidores da empresa para que um plano de recuperação pudesse ser iniciado.
“No início de setembro, a Kawasaki Motors Europe (KME) foi alvo de um ataque cibernético que, embora malsucedido, resultou no isolamento temporário dos servidores da empresa até que um plano estratégico de recuperação fosse iniciado no mesmo dia“, disseram em um comunicado.
“A KME e os seus escritórios nacionais utilizam um grande número de servidores e como medida de precaução foi decidido isolar cada servidor e realizar um processo de limpeza, durante o qual todos os dados foram verificados e material suspeito foi identificado e tratado“, continuaram.
“No início da semana seguinte, mais de 90% da funcionalidade do servidor tinha sido restaurada e, apesar da necessidade de garantir que todos os servidores estavam livres de informações não autorizadas, os negócios normais foram retomados”, garantem.