O chefe da equipe Kawasaki no Mundial de Superbike, Ichiro Yoda confirmou que a marca verde pretende apresentar uma nova Ninja ZX-10RR em 2020 ou 2021. O objetivo é voltar a dominar com folga o Mundial de Superbike.
Depois de quatro temporadas de absoluto domínio no Mundial de Superbike, a Kawasaki foi seriamente ameaçadas pela Ducati em 2019, graças à introdução da Panigale V4R, motocicleta derivada das Desmosedici de MotoGP. O troco, no entanto, já está a caminho.
“Uma nova RR não é o nome correto para este projeto. Talvez ela se chame RRR“, brincou Yoda, entrevistado pelo Speedweek antes do surgimento da Honda CBR1000RR-R. “Será uma moto muito especial em edição limitada“, garantiu. Isso significa que o novo modelo deverá custar bem próximo do limite de 40 mil euros imposto pelo regulamento.
Ao contrário da Ducati, que já vendeu cerca de 1000 unidades da Panigale V4 R apenas no primeiro semestre de 2019, a Kawasaki não parece interessada fazer o mesmo com a Ninja ZX-10RR, que é considerada uma “versão de homologação” limitada a 500 motos. O novo modelo deve seguir a mesma linha.
Por que a Kawasaki não quer vender uma motocicleta desse tipo na maior quantia possível? “Por causa do risco“, explicou Yoda ao Speedweek. “A Ducati tem uma imagem mais extrema, a Kawasaki é mais conservadora. Nós não somos tão extremos, a Kawasaki é uma marca tipicamente japonesa. Há uma grande diferença entre o estilo italiano e o japonês“.
Yoda também explicou quais foram as dificuldades de Jonathan Rea no confronto com Alvaro Bautista, apesar de ter saído vencedor: “Na quarta, quinta e sexta marcha, tínhamos uma grande desvantagem“, esclareceu. “Temos um dos melhores pilotos, mas ele não pode compensar isso. Nós também não queremos que ele arrisque tudo sempre. É por isso que precisamos de uma motocicleta que nos torne mais competitivos nas retas. Ele [Rea] pode compensar qualquer desvantagem em outras áreas“, garante.
Apesar disso, Yoda também teceu elogios à pilotagem de Bautista: “Talvez ele também pudesse ganhar com nossa moto“, ponderou Yoda. “Eu o vi na televisão e na pista, ele é muito bom, um piloto de MotoGP. Ele está no mesmo nível de Jonathan. Apenas Jonathan pode compensar a vantagem que ele tem nas retas“.
Em maio passado, trouxemos uma grande evidência de que uma nova motocicleta vai surgir em breve. Nos documentos emitidos pelo Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) para 2020, a ZX-10RR não aparece listada, o que indica que o novo modelo terá uma documentação separada, ainda não disponível.