A Kawasaki do Brasil confirmou hoje (26) a chegada da Z900 ao mercado nacional. O modelo, que substitui a Z800, estará na rede de concessionárias a partir de outubro por R$ 41.990,00.
Lançada no Salão de Milão (EICMA) do ano passado, a Z900 surgiu em virtude das novas normas antipoluição europeias (Euro4), que ficaram mais severas em 2017. Ao invés de simplesmente reduzir a potência da Z800, a Kawasaki preferiu fazer uma motocicleta inteiramente nova.
O motor tetracilíndrico, por exemplo, teve a sua cilindrada aumentada para 948 cm³ e, graças à adoção de um virabrequim mais leve, a potência subiu para 125 cv, com um torque máximo de 10,1 kgf.m. Ao mesmo tempo em que é mais forte, a Z900 cumpre perfeitamente as novas normas de emissões de poluentes, tanto europeias quanto brasileiras.
O câmbio também foi inteiramente revisto. A sexta marcha excessivamente curta – grande reclamação na Z800 – dessa vez foi desenvolvida para ser utilizada como overdrive. Isso significa que a relação ficou mais curta apenas entre a primeira e a quinta, de forma a priorizar as rotações mais usadas no dia a dia.
A sensação de maior potencia também é complementada pelo novo chassi. Embora seja do tipo tubular de aço, o quadro foi feito com ligas mais leves e reforçadas, deixando o peso em 210 kg. O conforto também é maior graças ao assento um pouco mais baixo e a ampliação do ângulo de esterçamento, que chega a 33º.
Com ABS de série, a moto vem equipada com discos duplos semiflutuantes de 300 mm com quatro pistões dianteira, e disco simples de 250 mm e pistão único na traseira. A suspensão conta com garfos invertidos de 41 mm e amortecedor traseiro com regulagem de pré-carga.
O painel é bem completo e conta com conta-giros digital equipado shift light, hodômetro total e parcial, relógio, indicadores de posição, de marcha e de pilotagem econômica, consumo médio, autonomia e luz de temperatura.
O visual, como em toda Kawasaki, é agressivo e segue o conceito sugomi desenvolvido especialmente para a linha. A Z900 será oferecida no mercado brasileiro em três combinações de cores: preta e cinza, preta e verde e toda preta, por R$ 41.990,00, valor que tem como base o Estado de São Paulo e não inclui o frete para outras regiões.