Conforme o prometido, a Kawasaki apresentou hoje (15) as primeiras motocicletas elétricas de sua história. Os modelos “Z e-1” e “Ninja e-1” são versões eletrificadas das bem conhecidas Z400 e Ninja 400.
O protótipo da Z e-1 já havia sido mostrado no Salão de Colônia de 2022, mas apenas para representantes da mídia e público especializado e apenas por 30 minutos. A versão de produção mudou pouco desde então em seu aspecto; é que mais parece com uma moto elétrica.
Isso se deve a duas baterias de íons de lítio de 1,5 kWh cada (30 AH/50 V), que estão à mostra no lugar onde antes havia o motor a combustão. A potência é de 12 cv e o torque instantâneo é de 40,5 Nm. Com uma velocidade máxima de 80 km/h, a moto vai ser encaixada na categoria de condução A1 (125cc).
Essas baterias pesam 11,5 kg cada (23 kg de peso total) resultando em uma capacidade total de 3 kWh. O tempo de recarga supostamente leva 3,7 horas, de 0% a 100% em um soquete padrão. Vantagem crucial: elas são removíveis para poderem ser plugadas em uma tomada auxiliar.
A motocicleta conta com um painel de TFT de 4,3 polegadas, que comanda dois modos de pilotagem (Road e Eco) além do e-boost para uso de curto prazo (aproximadamente 15 segundos), que deve ser utilizado apenas para ultrapassar e eleva a velocidade até 99 km/h (limitada).
Outra aspecto importante: embora protótipos elétricos anteriores de Kawasaki tenham mostrado uma caixa de câmbio de 4 velocidades, a tração da roda traseira funciona de forma clássica, ou seja, contínua, como outras motocicletas elétricas. O assento está a 785 mm do solo.
No mais, tratam-se de motos convencionais, ou seja, com um quadro tubular de aço e balança de dois braços. Os garfos telescópicos são de 41 mm e o amortecedor tem regulagens. Os pneus são mais estreitos, 100-10-17 na dianteira, 130/70-17 na traseira.
Em questão de freios, as motocicletas utilizam um disco de 290 mm na dianteira mordido por uma pinça de dois pistões e um disco traseiro de 220 mm com pinça de pistão único. O peso total da Z e-1 é de 135 kg. A Ninja e-1 é semelhante, mas sua carenagem integral acrescenta 5 kg a mais.
Disponíveis em duas cores, Metallic Bright Silver e Metallic Mate Lime Green, ambas começaram a ser vendidas na Europa em outubro, mas os preços não foram anunciados. A garantia é de 4 anos sem limite de quilometragem, incluindo as baterias.
Kawasaki Z e-1
Kawasaki Ninja e-1