Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Kawasaki apresenta suas primeiras motos elétricas. Veja as fotos

Lucas Carioli 15 de setembro de 2023

Conforme o prometido, a Kawasaki apresentou hoje (15) as primeiras motocicletas elétricas de sua história. Os modelos “Z e-1” e “Ninja e-1” são versões eletrificadas das bem conhecidas Z400 e Ninja 400.

O protótipo da Z e-1 já havia sido mostrado no Salão de Colônia de 2022, mas apenas para representantes da mídia e público especializado e apenas por 30 minutos. A versão de produção mudou pouco desde então em seu aspecto; é que mais parece com uma moto elétrica.

Isso se deve a duas baterias de íons de lítio de 1,5 kWh cada (30 AH/50 V), que estão à mostra no lugar onde antes havia o motor a combustão. A potência é de 12 cv e o torque instantâneo é de 40,5 Nm. Com uma velocidade máxima de 80 km/h, a moto vai ser encaixada na categoria de condução A1 (125cc).

Essas baterias pesam 11,5 kg cada (23 kg de peso total) resultando em uma capacidade total de 3 kWh. O tempo de recarga supostamente leva 3,7 horas, de 0% a 100% em um soquete padrão. Vantagem crucial: elas são removíveis para poderem ser plugadas em uma tomada auxiliar.

A motocicleta conta com um painel de TFT de 4,3 polegadas, que comanda dois modos de pilotagem (Road e Eco) além do e-boost para uso de curto prazo (aproximadamente 15 segundos), que deve ser utilizado apenas para ultrapassar e eleva a velocidade até 99 km/h (limitada).

As baterias são removíveis para facilitar a recarga.

Outra aspecto importante: embora protótipos elétricos anteriores de Kawasaki tenham mostrado uma caixa de câmbio de 4 velocidades, a tração da roda traseira funciona de forma clássica, ou seja, contínua, como outras motocicletas elétricas. O assento está a 785 mm do solo.

No mais, tratam-se de motos convencionais, ou seja, com um quadro tubular de aço e balança de dois braços. Os garfos telescópicos são de 41 mm e o amortecedor tem regulagens. Os pneus são mais estreitos, 100-10-17 na dianteira, 130/70-17 na traseira.

Em questão de freios, as motocicletas utilizam um disco de 290 mm na dianteira mordido por uma pinça de dois pistões e um disco traseiro de 220 mm com pinça de pistão único. O peso total da Z e-1 é de 135 kg. A Ninja e-1 é semelhante, mas sua carenagem integral acrescenta 5 kg a mais.

Disponíveis em duas cores, Metallic Bright Silver e Metallic Mate Lime Green, ambas começaram a ser vendidas na Europa em outubro, mas os preços não foram anunciados. A garantia é de 4 anos sem limite de quilometragem, incluindo as baterias.

Kawasaki Z e-1

Kawasaki Ninja e-1

Post navigation

Previous MV Agusta Lucky Explorer 5.5 definitivamente engavetada
Next Ducati Multistrada V4 S Grand Tour é apresentada. Veja as fotos

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.