A Kawasaki está apresentando hoje (11), nos Estados Unidos, o modelo 2019 de sua supersport média, Ninja ZX-6R. Ao contrário do que se esperava, não se trata de uma nova geração e sim uma série de aprimoramentos no modelo já existente.
O design da motocicleta foi atualizado com retoques sutis no conjunto óptico, para-lama dianteiro e carenagens laterais, que ganharam novas entradas de ar. A rabeta está um pouco alta e pontiaguda, mas de uma maneira geral o novo modelo é muito semelhante ao anterior.
O mesmo pode-se dizer do motor, o cultuado tetracilíndrico de 636 cm³, agora atualizado para atender as normas antipoluição do Euro4. Isso pode ser claramente perceptível olhando-se a ponteira de escapamento, com novos catalisadores. Embora a Kawasaki afirme que o propulsor tenha uma “maior potência e torque”, números oficiais não foram revelados.
A atenção da Kawasaki se focou principalmente na parte eletrônica da Ninja ZX-6R. A motocicleta conta agora com um novo painel misto (conta-giros analógico e informações digitais) que traz como novidade um indicador de pilotagem econômica, medidor de combustível e autonomia – sugerindo uma maior preocupação com o “uso civil” e não apenas em pistas de corrida.
Também foi instalado na superbike um quickshifter que funciona apenas nas marchas ascendentes, controle de tração, ABS de série, dois modos de pilotagem e uma entrada do tipo 12V para plugar dispositivos eletrônicos.
Na parte ciclística a moto conta, como sempre, com garfos invertidos Showa BFF. As pinças de freio Nissin são do tipo monobloco e os pneus Bridgestone Battlax Hypersport S22 são praticamente lisos. Como opcional, a Kawasaki ainda oferece um amortecedor de direção Öhlins, sliders de carroceria e uma tampa para o assento do passageiro.
A nova Ninja ZX-6R está sendo exposta a partir de hoje na feira AIMExpo, que acontece até sábado (14) em Las Vegas. Ainda não há informações sobre preços e disponibilidade. No Brasil, o modelo está fora de catálogo há alguns anos.