Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Kawasaki Ninja ZX-4R, uma quatro em linha de 400cc. Veja as fotos

Lucas Carioli 1 de fevereiro de 2023

A Kawasaki apresentou hoje (1) a nova Ninja ZX-4R. Baseada da ZX-25R asiática, a esportiva tem, como grande diferencial, um motor de quatro cilindros em linha capaz de entregar 80 cv a mais de 15.000 giros.

A Ninja ZX-4R será oferecida em três versões diferentes.

Nos anos 1990, esportivas de 250cc com motores de quatro cilindros estavam na moda. Verdadeiras superbikes em miniatura, essas motinhos fizeram a festa da molecada que não podia pagar por uma mil. Mas, com o tempo, elas foram substituídas por modelos mais acessíveis de dois cilindros.

Em 2019, a Kawasaki reacendeu essa chama perdida com a Ninja ZX-25R. Com apenas 250cc e quatro cilindros, entregava mais de 50 cv a 17 mil alucinantes giros. O sucesso foi instantâneo. E logo começaram as perguntas: quando chega uma versão para o ocidente?

A Kawasaki nem precisou pensar muito para dar uma resposta. Evidências de sua chegada já aconteciam desde o ano passado. Agora, a marca verde confirma que uma versão aumentada para 399 cm³ será oferecida na Europa e na América do Norte a partir desse ano.

Bem, mas como é a Ninja ZX-4R em detalhes? A sigla já entrega o propósito dessa moto: uma verdadeira esportiva, com tudo o que é necessário para fazer bonito em uma pista de corrida. O quadro de aço tubular é novo, com o motor construído como um membro estressado da estrutura.

O motor de 399 cm³ entrega cerca de 80 cv

Os garfos invertidos Showa BFRC-lite são do tipo que tem funções separadas para cada tubo. Um amortecedor está alojado no braço oscilante curvo de alumínio. A distância entre eixos é de 1.380 milímetros, a trilha é de 97 milímetros e o assento está a 800 milímetros do solo.

Em termos de freios, a ZX-4R monta discos frontais semi flutuantes duplos de 290 mm e pinças montadas radialmente. Você também obtém pneus nas medidas 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira, o que significa muitas opções de modelos, como gente grande.

E o motor? A Kawasaki informou que a cilindrada foi atingida aumentando o diâmetro e o curso dos pistões para 57×39,1 milímetros e a taxa de compressão para 12,3:1 por meio de borboletas com diâmetro de 34 milímetros na câmara de combustão.

Com o efeito “Ram-Air” respirando a pleno através da carenagem, 80 cv estão disponíveis no limite das rotações, a 15.000 rpm. O tanque de combustível comporta 15 litros. O peso em ordem de marcha é de 188 kg nas versões ZX-4R e ZX-4RR. A ZX-4SE pesa 189 kg.

A parte eletrônica deriva da sobrealimentada Z H2.

A ZX-4SE tem pintura da Kawasaki Racing Team, quickshifter bidirecional, bolha fumê, tomada USB e sliders já fixados no quadro. A ZX-4RR vem com pintura KRT Edition e garfos totalmente reguláveis de série, os mesmos da ZX-10R. Enquanto isso, a versão standard não tem regulagens.

A moto é tão premium que até a centralina eletrônica é a mesma da Z H2. Isso significa painel TFT com conectividade, quatro modos de pilotagem (um deles configurável), 9 opções de controle de tração, quickshifter com autoblipper, indicador de marcha e cronômetro de volta.

Mas a grande questão é: virá para o Brasil? Ainda é cedo para dizer, mas apenas a Ninja ZX-4RR teve o preço anunciado nos EUA, 9.699 dólares, o que equivale a quase R$ 50 mil no câmbio do dia. Isso nos dá uma ideia do grau de exclusividade que a moto terá.

Enquanto isso, a sua equivalente de dois cilindros, a Kawasaki Ninja 400 (45 cv a 10.000 rpm e 3,7 kgf.m a 8.000 giros) continua listada no mercado norte-americano, a partir de US$ 5.299 (RS 27.000). Mas, colocadas lado a lado, fica clara a diferença de esportividade. Canibalismo à vista?

Kawasaki ZX-4R – ficha técnica

MOTOR
Tipo4 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Deslocamento399 cm³
Diâmetro x curso57,0 × 39,1 mm
Taxa de compressão12.3:1
Potência máxima78 bhp, 80 cv
Caixa de velocidadeseis marchas
CHASSIS
QuadroChassi tubular de aço
Suspensão dianteiratelescópico invertido
Suspensão traseiraMonoshock (ligação traseira horizontal)
Roda dianteira120/70ZR17M/C (58W)
Roda traseira160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiroDisco duplo com 290 mm
Freio traseiroDisco simples de 220 mm
DIMENSÕES E PESOS
Distância entre-eixos1.380 mm
distância ao solo135mm
Altura do assento800mm
peso a seco188kg
Tanque15 litros
PREÇO€ 7.000/US$ 9.699
Tags: Kawasaki Ninja ZX-25R Ninja ZX-4R Notícias Slider

Continue Reading

Previous: MV Agusta: enfim totalmente livre do processo de falência
Next: Kawasaki H2 SX SE é atualizada com farol eletrônico automático

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.