Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Kawasaki apresenta Ninja ZX-10R atualizada para 2021. Veja as fotos

Lucas Carioli 23 de novembro de 2020


Conforme o combinado, a Kawasaki apresentou hoje (23) a nova Ninja ZX-10R para 2021. Para continuar na liderança da categoria, a superbike ganhou uma nova aerodinâmica, eletrônica atualizada e motor revisado.

A Kawasaki usa e abusa de seu principal garoto propaganda, Jonathan Rea. (Fotos: Kawasaki/Divulgação)

Como os dados técnicos já tinham vazado há algumas semanas, não chega a ser uma surpresa que a novidade mais visível do modelo 2021 seja mesmo a nova carroceria. Mais agressivo, principalmente no conjunto óptico frontal, o design procura incorporar os winglets, ao invés de apenas aparafusá-los, como a concorrência.

Os engeheiros japoneses revisaram a entrada de ar e instalaram uma nova bolha 40 mm mais alta do que a anterior e que oferece melhor proteção contra o vento. Embora a parte traseira da ZX-10R seja bem mais ortodoxa, eles afirmam que a nova carroceria melhora a força descendente em 17%.


A nova carroceria garante 17% a mais de pressão aerodinâmica.

O chassi é praticamente o mesmo, mas o braço oscilante é 8 mm mais longo, o que deixou a distância entre eixos 10 mm mais longa (agora 1.450 mm) para melhorar a estabilidade. O seu pivô é agora 1 mm mais baixo para melhorar a ação da suspensão e os garfos tiveram o trail reduzidos em 2mm para tornar a direção mais precisa. As configurações de amortecimento e rebote também foram ligeiramente revisadas.

O aclamado motor de 998 cm³ e quatro cilindros em linha é basicamente o mesmo, mas conta com um novo radiador de óleo, mais eficaz. Como era de se esperar, o escapamento é totalmente novo para enquadrar o modelo aos limites de emissões do Euro5, que não afetou a potência final em torno de 203 cv a 13.200 rpm (213 cv com a caixa de ar sob pressão) e 11,7 kgf.m a 11.400 rotações.


Quadro e motor receberam apenas aperfeiçoamentos sutis.

O controle da válvula do acelerador foi completamente convertido para um sistema de acelerador eletrônico (ride-by-wire) e a funcionalidade da embreagem deslizante também foi aprimorada. Graças a uma nova coroa de 41 dentes, a relação final foi encurtada na primeira marcha, embora entre a 2º e a 6º tenham ficado mais longa. A alteração promete mais força na saída das curvas.

Na frenagem, a motocicleta conta com discos de 330mm na dianteira mordidos por pinças Brembo M50 Monoblck semi flutuantes. Na traseira, disco simples de 220mm com pinça de pistão único, que utiliza novas pastilhas de freio. O reservatório do fluído da parte traseira também foi reposicionado.


O painel agora é inteiramente digital TFT.

Na parte eletrônica, as mudanças mais visíveis são a introdução de um novo painel digital TFT de 4,3 polegadas com conectividade Bluetooth. Além dos principais recursos, como modos de pilotagem, ABS em curvas, controle de tração e quickshifter, a Kawasaki está disponibilizando, de série, um controle de cruzeiro. Opcionalmente ainda há manoplas com aquecimento.

A posição de pilotagem também ficou bem diferente. O guidão é mais largo e posicionado dez milímetros mais à frente. O assento conta com um estofamento mais grosso e permite que o motorista reclinado se apoie melhor ao se abaixar atrás da carenagem. As pedaleiras estão em nova posição, ainda mais agressivas e orientadas para a pista.


Ninja ZX-10RR

A edição de homologação para as pistas (apenas 500 unidades anuais) Ninja ZX-10RR também foi apresentada hoje e é ainda mais focada nas pistas de competição. Tudo, desde o assento único até os pistões mais leves, visa manter o seis vezes vencedor do Mundial de Superbike, Jonathan Rea na frente.

Para tirar proveito dos novos regulamentos do campeonato, seu limite de rotação foi aumentado de 13.200 rpm para 14.000 rpm graças a novas entradas de ar, virabrequim mais bravo, pistões mais leves Pankl com revestimento do cilindro em DLC, bielas de titânio e molas de válvula diferenciadas.

Com as mudanças, os preços dos novos modelos Kawasaki ZX-10 também estão aumentando. A ZX-10R, que está disponível nas combinações verde e preto custa aproximadamente 19.000 euros. Já a ZX-10RR, que só pode ser encomendada na cor verde limão, cerca de 29.000 euros. Sua chegada às concessionárias acontece apenas em maio de 2021.

Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR 2021 – Ficha técnica
KAWASAKI ZX-10R KAWASAKI ZX-10RR
MOTOR
Tipo Quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a líquido Quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a líquido
Deslocamento 998 cm³ 998 cm³
Diâmetro x curso 76 x 55 mm 76 x 55 mm
Potência 203 cv a 13.200 rpm (213 cv com Ram Air de pressão) 204 cv a 14.000 rpm (214 cv com Ram Air de pressão)
Torque do motor 11,7 kgf.m a 11.400 rpm 11,4 kgf.m a 11.700 rpm
Compressão 13,0: 1 13,0: 1
Transmissão Seis velocidades Seis velocidades
Embreagem Multi-disco em banho de óleo Multi-disco em banho de óleo
CHASSIS
Tipo Dupla trave de alumínio Dupla trave de alumínio
Suspensão dianteira Garfo invertido Showa BFF de 43 mm, ajustável Garfo invertido Showa BFF de 43 mm, ajustável
Suspensão traseira Monochoque horizontal Showa BFRC, ajustável Monochoque horizontal Showa BFRC, ajustável
Freio dianteiro Discos semiflutuantes duplos de 330 mm, pinças radiais Brembo M50 de 4 pistões Discos semiflutuantes duplos de 330 mm, pinças radiais Brembo M50 de 4 pistões
Freio traseiro Disco de 220 mm, pinça de pistão único Disco de 220 mm, pinça de pistão único
Pneu dianteiro 120/70/ZR17 M/C 120/70/ZR17 M/C
Pneu traseiro 190/55/ZR17 M/C 190/55/ZR17 M/C
DIMENSÕES E PESOS
Distância entre eixos 1.450 mm 1.450 mm
Ângulo de direção Dia 25 Dia 25
Trail 105 mm 105 mm
Comprimento 2.085 mm 2.085 mm
Largura 750 mm 750 mm
Altura 1.185 mm 1.185 mm
Altura do assento 835 mm 835 mm
Tanque 17 litros 17 litros
Peso 207 kg 207 kg
PREÇO € 19.000 € 29.000


Tags: Kawasaki Ninja ZX-10R Ninja ZX-10RR Notícias

Continue Reading

Previous: Kawasaki do Brasil revela KX 250, 250X e 450X aprimoradas para 2021
Next: Kawasaki Z H2 ganha versão SE em 2021

Leia também

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro
  • Notícias

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

5 de junho de 2025
Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos
  • Notícias

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos

4 de junho de 2025
Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
  • Notícias

Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças

4 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.