Conforme o combinado, a Kawasaki apresentou hoje (23) a nova Ninja ZX-10R para 2021. Para continuar na liderança da categoria, a superbike ganhou uma nova aerodinâmica, eletrônica atualizada e motor revisado.
Como os dados técnicos já tinham vazado há algumas semanas, não chega a ser uma surpresa que a novidade mais visível do modelo 2021 seja mesmo a nova carroceria. Mais agressivo, principalmente no conjunto óptico frontal, o design procura incorporar os winglets, ao invés de apenas aparafusá-los, como a concorrência.
Os engeheiros japoneses revisaram a entrada de ar e instalaram uma nova bolha 40 mm mais alta do que a anterior e que oferece melhor proteção contra o vento. Embora a parte traseira da ZX-10R seja bem mais ortodoxa, eles afirmam que a nova carroceria melhora a força descendente em 17%.
O chassi é praticamente o mesmo, mas o braço oscilante é 8 mm mais longo, o que deixou a distância entre eixos 10 mm mais longa (agora 1.450 mm) para melhorar a estabilidade. O seu pivô é agora 1 mm mais baixo para melhorar a ação da suspensão e os garfos tiveram o trail reduzidos em 2mm para tornar a direção mais precisa. As configurações de amortecimento e rebote também foram ligeiramente revisadas.
O aclamado motor de 998 cm³ e quatro cilindros em linha é basicamente o mesmo, mas conta com um novo radiador de óleo, mais eficaz. Como era de se esperar, o escapamento é totalmente novo para enquadrar o modelo aos limites de emissões do Euro5, que não afetou a potência final em torno de 203 cv a 13.200 rpm (213 cv com a caixa de ar sob pressão) e 11,7 kgf.m a 11.400 rotações.
O controle da válvula do acelerador foi completamente convertido para um sistema de acelerador eletrônico (ride-by-wire) e a funcionalidade da embreagem deslizante também foi aprimorada. Graças a uma nova coroa de 41 dentes, a relação final foi encurtada na primeira marcha, embora entre a 2º e a 6º tenham ficado mais longa. A alteração promete mais força na saída das curvas.
Na frenagem, a motocicleta conta com discos de 330mm na dianteira mordidos por pinças Brembo M50 Monoblck semi flutuantes. Na traseira, disco simples de 220mm com pinça de pistão único, que utiliza novas pastilhas de freio. O reservatório do fluído da parte traseira também foi reposicionado.
Na parte eletrônica, as mudanças mais visíveis são a introdução de um novo painel digital TFT de 4,3 polegadas com conectividade Bluetooth. Além dos principais recursos, como modos de pilotagem, ABS em curvas, controle de tração e quickshifter, a Kawasaki está disponibilizando, de série, um controle de cruzeiro. Opcionalmente ainda há manoplas com aquecimento.
A posição de pilotagem também ficou bem diferente. O guidão é mais largo e posicionado dez milímetros mais à frente. O assento conta com um estofamento mais grosso e permite que o motorista reclinado se apoie melhor ao se abaixar atrás da carenagem. As pedaleiras estão em nova posição, ainda mais agressivas e orientadas para a pista.
Ninja ZX-10RR
A edição de homologação para as pistas (apenas 500 unidades anuais) Ninja ZX-10RR também foi apresentada hoje e é ainda mais focada nas pistas de competição. Tudo, desde o assento único até os pistões mais leves, visa manter o seis vezes vencedor do Mundial de Superbike, Jonathan Rea na frente.
Para tirar proveito dos novos regulamentos do campeonato, seu limite de rotação foi aumentado de 13.200 rpm para 14.000 rpm graças a novas entradas de ar, virabrequim mais bravo, pistões mais leves Pankl com revestimento do cilindro em DLC, bielas de titânio e molas de válvula diferenciadas.
Com as mudanças, os preços dos novos modelos Kawasaki ZX-10 também estão aumentando. A ZX-10R, que está disponível nas combinações verde e preto custa aproximadamente 19.000 euros. Já a ZX-10RR, que só pode ser encomendada na cor verde limão, cerca de 29.000 euros. Sua chegada às concessionárias acontece apenas em maio de 2021.
Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR 2021 – Ficha técnica
KAWASAKI ZX-10R | KAWASAKI ZX-10RR | ||
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MOTOR | |||
Tipo | Quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a líquido | Quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a líquido | |
Deslocamento | 998 cm³ | 998 cm³ | |
Diâmetro x curso | 76 x 55 mm | 76 x 55 mm | |
Potência | 203 cv a 13.200 rpm (213 cv com Ram Air de pressão) | 204 cv a 14.000 rpm (214 cv com Ram Air de pressão) | |
Torque do motor | 11,7 kgf.m a 11.400 rpm | 11,4 kgf.m a 11.700 rpm | |
Compressão | 13,0: 1 | 13,0: 1 | |
Transmissão | Seis velocidades | Seis velocidades | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo | Multi-disco em banho de óleo | |
CHASSIS | |||
Tipo | Dupla trave de alumínio | Dupla trave de alumínio | |
Suspensão dianteira | Garfo invertido Showa BFF de 43 mm, ajustável | Garfo invertido Showa BFF de 43 mm, ajustável | |
Suspensão traseira | Monochoque horizontal Showa BFRC, ajustável | Monochoque horizontal Showa BFRC, ajustável | |
Freio dianteiro | Discos semiflutuantes duplos de 330 mm, pinças radiais Brembo M50 de 4 pistões | Discos semiflutuantes duplos de 330 mm, pinças radiais Brembo M50 de 4 pistões | |
Freio traseiro | Disco de 220 mm, pinça de pistão único | Disco de 220 mm, pinça de pistão único | |
Pneu dianteiro | 120/70/ZR17 M/C | 120/70/ZR17 M/C | |
Pneu traseiro | 190/55/ZR17 M/C | 190/55/ZR17 M/C | |
DIMENSÕES E PESOS | |||
Distância entre eixos | 1.450 mm | 1.450 mm | |
Ângulo de direção | Dia 25 | Dia 25 | |
Trail | 105 mm | 105 mm | |
Comprimento | 2.085 mm | 2.085 mm | |
Largura | 750 mm | 750 mm | |
Altura | 1.185 mm | 1.185 mm | |
Altura do assento | 835 mm | 835 mm | |
Tanque | 17 litros | 17 litros | |
Peso | 207 kg | 207 kg | |
PREÇO | € 19.000 | € 29.000 |