A Kawasaki apresentou, essa semana, sua linha off-road 2023 incluindo motocicletas de motocross e enduro. Mas as maiores novidades foram vistas na média KX250, que ganhou diversos aprimoramentos.
Tendo recebido uma nova geração inteiramente baseada na KX450 em 2020, a Kawasaki tratou de apenas refinar o projeto da KX250 no modelo 2023. Para isso, eles utilizaram a vasta experiência adquirida ao participarem ativamente do AMA Supercross e Mundial MX2.
As principais alterações aconteceram no motor. O monocilíndrico de 249 cm³ fornece 1,4 cv a mais, principalmente por um cabeçote revisado. Além disso, as válvulas de admissão estão localizadas mais próximas do tubo de admissão e mais afastadas devido ao diâmetro reduzido das placas melhorando o enchimento do cilindro.
O trato de admissão foi endireitado, os injetores foram realocados e a válvula do acelerador foi ampliada para 44 milímetros (mais 1 mm). O tubo de escapamento, aumentado de 457 mm para 557 mm, permite mais torque. A primeira marcha está mais longa e a rotação máxima foi estendida em 350 rpm.
A KX250 2023 conta com um pneu traseiro mais largo, passando de 100/90-19 para 110/90-19 o que gera mais tração. O amortecedor, com compressão ajustável em alta e baixa velocidade, e o sistema de freio traseiro, com disco de 240 milímetros (10 milímetros a menos), também são novos.
Os garfos invertidos Kayba de 48 mm, embora tenham permanecido os mesmos, contam com uma quantidade alterada de óleo interno. As pedaleiras são 5 mm mais largas e ficam 3 mm mais atrás do que antes. A distância ao solo e a altura do assento aumentaram 10 milímetros cada, para 345 mm e 960 mm, respectivamente.
A única piora da KX250 para 2023 aconteceu no peso que, pronto para dirigir aumentou em 2,8 kg, totalizando 108 kg com a mesma capacidade do tanque de combustível de 6,2 litros. A Kawasaki ainda não divulgou um preço. No Brasil, o modelo atual é oferecido a partir de R$ 55.530,00.