A Kawasaki apresentou hoje (27) a Z650RS. Com ela, a marca japonesa repete a fórmula de sucesso empregada na Z900RS em um modelo menor e mais acessível ao motociclista comum.
Desde que foi lançada em 2017, a Z900RS transformou-se num verdadeiro sucesso global, com muitos considerando-a mais bonita e interessante do que a própria Z900 na qual deriva. Agora, a inspiração novamente veio de sua própria história, a antiga Z650-B1 apresentada em 1976.
O motor é o mesmo dois cilindros em linha de 649 cm³ que já equipa a Z650, Ninja 650 e Versys 650 e que produz 69 cv a 8.000 rpm e 6,41 kgf.m de torque a 6.700 giros. O quadro também é o mesmo, uma estrutura de aço tubular de apenas 13,5 kg projetado para ser mais estreito no meio e facilitar a colocação dos pés no chão.
A parte ciclística foi igualmente transplantada da Z650, com garfos telescópicos convencionais de 41 mm na dianteira e amortecedor com regulagem de pré-carga na traseira. As tarefas de frenagem são realizadas por um par de discos de 300 mm com pinças de pistão duplo na frente e outro disco de 200 mm com pinça de pistão único atrás.
É claro que a carroceria é inteiramente nova. O indispensável farol redondo com aro cromado está lá, assim como o painel em mostradores analógicos. O tanque de combustível emula os modelos da marca nos anos 1970, mas teve a sua capacidade reduzida para apenas 12 litros. Isso, no entanto, ajudou no peso, apenas 187 kg líquidos.
Além disso, as dimensões são um pouco diferentes: a Z650RS é mais longa (de 2.055 mm para 2.065 mm), mais larga (de 765 mm para 800 mm) e mais alta (1.115 mm em vez de 1.065 mm) por conta dos novos espelhos redondos. Por outro lado, a distância entre eixos, foi reduzida em 5 mm. O assento está a apenas 820 mm do solo.
Assim como a Z900RS, a Z650RS mantém um olho na modernidade ao adotar iluminação de LED completa e uma central de informações digital no centro do painel. O sistema de ABS de canal duplo é fornecido pela Bosch. O sistema de escapamento é centralizado como nas irmãs já no padrão Euro5.
A motocicleta começa a chegar aos concessionários europeus em fevereiro de 2022 em três combinações de cores: Metallic Spark Black, Metallic Moondust Grey/Ebony e Candy Emerald Green, esta a mesma da Z650-B1 original e com rodas douradas, que também são específicas do modelo. O preço gira em torno dos 8.000 euros.