A Kawasaki Motores do Brasil anunciou ontem (22) que a Versys 1000 Grand Tourer modelo 2021 já está disponível nas concessionárias da marca pelo país. A motocicleta traz como grande novidade o avançado sistema de suspensão eletrônica Showa “Skyhook”.
Revelado aqui quase um ano atrás, o modelo 2021 da Versys 1000 ganhou uma série de aprimoramentos eletrônicos, como uma painel digital TFT com conexão com o smartphone via App, novos modos de pilotagem, faróis que acompanham o movimento do guidão nas curvas e um quickshifter bidirecional.
Na parte física, a crossover recebeu um para-brisa maior, protetores de mão, manoplas com aquecimento e a tinta autocorretiva da Kawasaki, capaz de apagar pequenos riscos. Chassi e motor permaneceram os mesmos, inclusive a suspensão na versão básica. A topo de linha, SE, é que recebeu o sistema Showa Skyhook.
Resumidamente, o sistema contém o tipo mais avançado de algoritmo desenvolvido e baseia suas informações em uma espécie de gancho imaginário do céu. Sensores de aceleração medem o movimento vertical da motocicleta e ajustam os garfos e o amortecedor da motocicleta eletronicamente em tempo real.
Introduzido na Ninja ZX-10R SE e na H2 SX SE+em 2019, o sistema equivale-se à suspensão semi-ativa da Öhlins utilizada em alguns modelos concorrentes. No Brasil, a Versys 1000 não recebe a denominação SE e é chamada apenas de Grand Tourer. O preço parte de R$ 84.490,00 (sem frete e seguro) apenas na combinação de cores verde/preto.