A Kawasaki surpreendeu hoje (19) ao anunciar o retorno da cultuada Ninja ZX-6R ao Brasil em 2019. A superbike média, que foi inteiramente reestilizada no ano passado, será oferecida por um preço semelhante ao modelo antigo.
Apresentada nos Estados Unidos em outubro do ano passado, a nova Ninja ZX-6R não chega a ser de uma geração nova, mas recebeu uma série de aprimoramentos que a distanciam do modelo que deixou o país em 2014.
A carroceria, por exemplo, é parecida, mas recebeu uma série de retoques que refinaram a aerodinâmica, principalmente nos faróis dianteiros mais baixos e na rabeta mais alta. O motor é o mesmo tetracilíndrico de 636 cm³, mas devidamente enquadrado às normas antipoluição do Euro4, graças à um novo e maior escapamento.
Por isso, números de potência e torque não foram revelados, com a marca verde se limitando a informar que a ZX-6R possui “desempenho excepcional em todas as faixas de rotações, com especial atenção para o vigoroso torque desde baixas”.
Sabe-se, no entanto, que o modelo antigo rendia cerca de 130 cv a 13.500 rpm e torque de 7,2 kgf.m à 11.500 rotações. A taxa de compressão (12,9:1) é a mesma. O peso por outro lado ficou 2 kg menor, mesmo com ABS e a relação foi ligeiramente encurtada, graças a um novo pinhão de 16 dentes que substitui o anterior de 15.
É na parte eletrônica que a nova ZX-6R mais se distancia de sua antecessora. São três modos de controle de tração, dois modos de controle de potência e sistema de ABS mais atualizado. O painel agora conta com medidor de combustível, autonomia restante, indicador de marcha e de pilotagem econômica.
O quickshifter agora é de série e permite elevações de marcha sem utilização da embreagem, possibilitando o ganho de preciosas frações de segundo a cada mudança, bem como evitando a queda excessiva de rotações normal no processo de desengate e engate de marcha.
A nova Ninja ZX-6R chega à rede de concessionárias Kawasaki a partir da 1ª quinzena de abril na combinação de cores Lime Green/Ebony/Metallic Graphite Gray com preço público Sugerido de R$ 49.990,00, praticamente o mesmo da versão anterior sem o ABS.
A medida foi possível já que a Ninja ZX-6R hoje habita um segmento sem concorrentes no mercado brasileiro. Apenas a Yamaha YZF-R6 foi atualizada nos últimos anos, mas permanece indisponível no Brasil. Modelos como Honda CBR600RR e Triumph Daytona 675R já saíram de linha, sem previsão de retorno.