A Kawasaki anunciou hoje (18) que voltará a produzir os cabeçotes originais dos modelos Z1, KZ900 e KZ1000 produzidos nos anos 1970 e 1980. A medida visa atender às necessidades dos proprietários e colecionadores.
Lançada em 1972, a Z1 foi a resposta da Kawasaki para a Honda CB750F, que dominava o mercado de alta cilindrada desde 1969. Um marco histórico para a empresa, o modelo venceu mais de 100 mil unidades em todo o mundo e deu origem às versões KZ900 e KZ1000 no mercado norte-americano.
Quase cinquenta anos depois, esses modelos continuam sendo amados e admirados por muitos motociclistas, que ainda os utilizam ou estão em fase de restauração. Para atendê-los, a marca de Akashi vai produzir novamente os cabeçotes na Kawasaki Heavy Industries no Japão que estarão disponíveis em duas cores, prata e preto.
As peças (que incluem os suportes do virabrequim) serão reproduzidas utilizando os métodos atuais de produção, mas com base nos planos e especificações do projeto original. No entanto, eles reiteram que não é uma cópia exata do original. Além disso, a árvore de manivelas em si, assim como tampas e juntas não estão inclusas.
Um sistema de pré-encomenda foi criado entrando em contato com a concessionária local da Kawasaki e fazendo um pedido antes de 30 de junho de 2020. Espera-se que os pedidos feitos até essa data sejam entregues até o final do ano.