Dando início às celebrações de 50 anos da linha Z, a Kawasaki anunciou hoje (6) versões comemorativas da Z650, Z650RS, Z900 e Z900RS. A motos apresentam pinturas semelhantes aos modelos dos anos 1970.
Tudo começou em 1972, quando a Kawasaki Z1 foi apresentada para destronar a Honda CB750F do trono de melhor moto do mundo. E a mais parecida delas na atualidade, a Z900RS ganhou a mesma pintura em vermelho e marrom chamada de “Fireball” combinada com rodas douradas.
O modelo ainda conta com um assento de couro novo, logotipo Z50th no tanque de combustível e emblemas DOHC nas tampas do motor. Abaixo do assento outro emblema diz “Double Overhead Camshaft” (duplo comando de válvulas), como a Z1 original. A mesma pintura e detalhes estão disponíveis na recém-lançada Z650RS.
A Z900 também não ficou de fora da festa e ganhou uma nova pintura vermelha chamada de “Firecracker Red” vista pela primeira vez na Z1100GP e na GPZ900R. O logotipo “Kawasaki” no tanque de combustível é dourado, assim como os tubos do garfo para dar um acabamento mais premium.
Sua irmã menor, Z650 também recebeu a mesma pintura, “Firecracker Red”, embora não conte com os mesmos garfos dourados, já que conta com outros telescópicos mais convencionais. Ambas, no entanto, contam com rodas vermelhas, listras prateadas e os mesmos logotipos Z50th no para-lama dianteiro.
Além dos modelos, a Kawasaki lançou a competição “Z-Stars”. Todos os proprietários de motos Z, ZR, Zephyr, ZRX ou GPZ podem colocar sua moto para uma eleição, se envelhecidas, perfeitamente restauradas. Um júri independente selecionara as cinco melhores e depois o vencedor poderá levar para casa um dos lançamentos. Para se inscrever tem que entrar no site especifico para a eleição.