A Kawasaki irrompeu a cena ontem (16) ao divulgar um teaser onde revela a chegada de um novo modelo sobrealimentado em breve. A expectativa é de que seja uma nova integrante da linha Z com o motor da Ninja H2.
O vídeo de apenas 11 segundos não revela imagem de moto nenhuma, apenas a letra Z, que caracteriza a linha de nakeds da marca, cujos modelos normalmente são derivados das esportivas Ninja, como é o caso da Z400 (Ninja 400) e Z1000 (ZX-10R).
Desde que foi lançada em 2014, a Ninja H2 e sua versão para as pistas (H2R) tornaram-se símbolos de velocidade máxima. No entanto, para Kawasaki é mais do que isso. A tecnologia supercharger é vista como a solução para aumentar o desempenho ao mesmo tempo em que reduz os índices de poluição.
Por isso, eles sempre disseram que mais modelos seriam lançados com essa tecnologia nos anos seguintes. Entretanto, desde então, apenas a Ninja H2 SX, versão sport-touring da motocicleta fora apresentada há dois anos como substituta da Concours 14 (ZZR1400).
Com a chegada de novos limites de emissões ainda mais rígidos na Europa em 2020 (Euro5), as montadoras estão trabalhando duro para adequar seus modelos mais antigos às novas normas antipoluição, ou pura e simplesmente aposentando-os em detrimento a novos modelos.
Esse pode ser o caso da Kawasaki Ninja 1000. Inalterada desde 2010, o modelo é chamado na Europa de Z1000SX, pois se trata da naked de 1 litro com a adoção de carenagens para um maior conforto em viagens. Em seu estado atual, a motocicleta não cumpre as regras do Euro5.
A expectativa, portanto, é de que a Kawasaki apresente uma nova Z1000SX, que teria seu motor de 4 cilindros em linha baseado na unidade presente na Ninja H2, ao invés do atual que é derivado da antiga ZX-10R. Naturalmente a mudança viria acompanhada de um novo design e uma eletrônica completamente atualizada.
No teaser eles não divulgaram uma data de apresentação, mas devemos obter as respostas no Salão de Tóquio, que acontece entre 24 de outubro e 4 de novembro na capital japonesa. Outra oportunidade será o Salão de Milão (EICMA), entre 5 e 10 de novembro, na Itália.