A Kawasaki do Brasil anunciou ontem (16) a chegada da Ninja H2 SX ao mercado brasileiro a partir de agosto. A sport-touring sobrealimentada substitui a Concours 14.
Lançada mundialmente no Salão de Milão (EICMA) do ano passado, a Ninja H2 SX é derivada direta das sobrealimentadas H2 e H2R que causaram furor em 2014. Aqui, no entanto, a proposta não é bater recordes e sim viajar rápido, mas com relativo conforto.
Para tal, a marca japonesa construiu praticamente do zero um novo quadro, subquadro e braço-oscilante para acomodar melhor dois ocupantes. Além disso, a motocicleta agora está apta a receber carga, com espaço para alforjes rígidos e top case.
A tão badalada turbina ainda está presente no motor tetracilíndrico de 998 cm³, mas controlada eletronicamente para render “apenas” 209 cv e 14 kgf.m de torque (no mercado europeu). Modificações foram feitas no cabeçote, comando de válvulas e escapamento para melhor rendimento em baixas e médias rotações.
O tanque de combustível também é outro, com capacidade para 19 litros de gasolina, ao invés de apenas 17L da H2 (e 22L na Concours 14, na qual tem a missão de substituir). A Kawasaki garante que se a tocada for moderada, a autonomia pode chegar a 350 km.
Freios e suspensões (que não são semi-ativas) são semelhantes à H2 e até melhor em alguns aspectos como a eletrônica: o painel em TFT é mais evoluído do que o de cristal líquido da superbike. A centralina eletrônica que gerencia seis eixos inerciais permite dois modos de condução, controle de tração, ABS em curvas e quickshifter bidirecional.
A Kawasaki Ninja H2 SX será oferecida apenas na cor verde/preta pelo preço único de R$ 129.990,00. A expectativa é de que as primeiras unidades comecem a chegar às concessionárias brasileiras a partir da primeira semana de agosto.