A Kawasaki anunciou essa semana a chegada da Z900RS Café ao mercado brasileiro. Como o próprio nome diz, trata-se da versão Café Racer da motocicleta retrô japonesa estilo que voltou à moda nessa década, principalmente na Europa.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a Z900RS Café possui o mesmo conjunto mecânico da Z900RS. A óbvia principal diferença é a moldura do farol dianteiro, que remete às Café Racer britânicas dos anos 1960 e 1970.
O assento também é diferente, mais baixo e com costuras de couro mais aparentes, além da emblemática cinta para apoio do garupa. A pintura em um tom de verde brilhante e mais claro também é condizente com o utilizado pela Kawasaki nos anos 70.
Apesar de olhar para o passado em termos de design, a Z900RS Café possui todos os dispositivos eletrônicos de segurança da Z900RS, ou seja: freios ABS, modos de pilotagem e vários níveis de controle de tração, visualizados em uma pequena tela ladeada por dois mostradores analógicos.
O grande diferencial da Z900RS Café é o motor. Diferentemente das bicilíndricas Triumph, a Kawasaki possui um motor tetracilíndrico de 948 cm³, capaz de desenvolver 112 cv à 8.500 rpm e 9,99 kgf.m totalmente disponíveis à 7.700 rotações, na versão europeia. É possível que haja um decréscimo desses números na versão nacional.
Toda essa exclusividade nostálgica tem um preço. Enquanto a Kawasaki Z900RS foi tabelada no Brasil por R$ 48.990, a versão Café pode ser adquirida por R$ 49.990, valor que ainda pode mudar conforme o Estado. A versão estará disponível nas concessionárias brasileiras da marca a partir de setembro.