A KTM anunciou hoje (22) que Mika Kallio será um de seus pilotos de teste na próxima temporada. O finlandês irá testar o modelo RC16 na preparação para a entrada da marca austríaca na MotoGP em 2017.
Kallio já foi integrante da KTM entre 2003 e 2008, os dois últimos anos nas 250cc (hoje Moto2). O piloto de 33 anos disse que retornar a trabalhar com a marca laranja, tendo a possibilidade de voltar à MotoGP em 2017 é a oportunidade perfeita.
“A KTM tem desempenhado um papel importante na minha carreira. Quando eu ouvi pela primeira vez o plano deles de estar na MotoGP em 2017 eu pensei que era uma oportunidade perfeita para voltar a integrar a família KTM. Estou animado para usar a minha experiência de pilotagem para fazer um excelente trabalho como piloto de testes.” (Mika Kallio)
A marca austríaca irá entrar na MotoGP utilizando uma moto com chassi tubular e motor de quatro cilindros em V, como atualmente fazem Honda e Ducati. O chefe da divisão esportiva Pit Beirer afirmou que, com a contratação de Kallio eles podem agora se concentrar nos próximos passos, que deve incluir um novo centro esportivo.
“Além dos problemas técnicos e de infraestrutura, a equipe de pessoas não é menos importante nos primeiros passos do projeto. Com a contratação de Mika Kallio agora nós temos nossa equipe principal para a MotoGP montada e, agora podemos dar os próximos passos.” (Pit Beirer)
Kallio estreou no Mundial de Motovelocidade em 2001. O finlandês já competiu na MotoGP antes, pela equipe Pramac-Ducati, entre 2009 e 2010. A partir do ano seguinte retrocedeu para a Moto2, atingindo seu melhor resultado em 2014 com o vice-campeonato.