Dez semanas após o acidente que o impediu de participar da temporada 2025 até agora, Jonathan Rea se mostra pronto para correr novamente, o que pode acontecer no GP de Cremona, no próximo fim de semana na Itália.
Rea (Yamaha) sofreu um forte acidente nos últimos dias da pré-temporada, no circuito de Phillip Island, na Austrália. O britânico quebrou vários ossos do pé e, como as extremidades têm pior circulação sanguínea do que outras áreas, as lesões demoram mais para cicatrizar.
“A lesão foi muito mais grave do que se pensava inicialmente”, disse Rea nas redes sociais. “Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram para voltar aos trilhos – especialmente aos fãs e a todas as mensagens de incentivo. Sinto-me confiante e pronto.”
Rea teve que realizar um programa intensivo de fisioterapia nas últimas semanas, incluindo uma estadia em uma clínica especializada perto de Barcelona. O hexacampeão deve aparecer no circuito de Cremona, no norte da Itália para tentar participar de um Grande Prêmio pela primeira vez esse ano.
“Estou muito animado por estar de volta depois da minha lesão em Phillip Island. Pareceram meses, mas nas últimas três a quatro semanas maximizei a recuperação da força e da função do meu pé esquerdo. Cremona é uma pista em que nunca tinha pilotado antes. Pelo menos dei algumas voltas durante os testes da temporada passada. Estou muito feliz por estar de volta à minha equipe e pilotar minha Yamaha R1!”
Cremona é uma pista nova no Mundial de Superbike. A etapa foi incluída apenas em setembro de 2024, quando Rea estava fora de ação devido à outra lesão na mão e foi substituído por Niccolo Canepa. Atualmente seu substituto têm sido Jason O’halloran.
A lesão atual de Rea também foi particularmente dolorosa porque os testes haviam sido bons e o desempenho de seu companheiro de equipe, Andrea Locatelli, tem sido encorajador. O italiano até venceu uma corrida no GP da Holanda, a última etapa disputada.