Embora não haja ainda um comunicado oficial, parece que Jonathan Rea e a Yamaha já concordaram em seguir caminhos diferentes em 2026. Enquanto o britânico pode estar a caminho da Honda, um piloto turco pode tomar o seu lugar.
Depois de seis títulos seguidos na Kawasaki, Rea mudou-se para a Yamaha em 2024, mas a experiência tem sido frustrante. O piloto, hoje com 39 anos, passou longe dos primeiros lugares na primeira temporada e agora ainda está se recuperando de um grave acidente na pré-temporada.
Em suas últimas entrevistas, Rea disse que a aposentadoria está no horizonte. No entanto, ele teria uma proposta na mesa para deixar isso para depois: um retorno à Honda. Os contatos iniciais ocorreram em Donington Park, e as partes envolvidas não negam.
Rea foi da Honda entre 2011 e 2014 e até chegou a correr duas provas de MotoGP, em substituição a um lesionado Casey Stoner, antes de se mudar para a Kawasaki. Agora,o britânico traria o conhecimento que adquiriu para a HRC, claramente perdida no WorldSBK.
Essa não é a única opção da Honda e de Rea. A marca japonesa também conversa com Álvaro Bautista, outro velho conhecido, e ainda está aguardando se Jack Miller ficará sem vagas na MotoGP. Do seu lado, Rea estuda migrar para uma Ducati satélite, como a de Danilo Petrucci, cobiçado pela BMW.
A Yamaha, por sua vez, já teria se comprometido com outro piloto turco a partir de 2026: Can Öncü, irmão de Deniz Öncü, que corre na Moto2. Can é o atual vice-campeão do World Supersport e sua ida à vaga de Rea faz parte do acordo com a Yamaha que levará Toprak Razgatlioglu à MotoGP.