Hoje em dia, os fãs de Alvaro Bautista e da Ducati reclamam quando o regulamento do WorldSBK limitam suas as rotações devido ao domínio que exerce. Mas Jonathan Rea, relembra quando o mesmo aconteceu com ele poucos anos atrás, e de maneira ainda mais incisiva.
A partir da décima etapa em Aragão, no final de setembro, a Kawasaki voltará ao nível de desempenho que tinha no início da temporada de 2021, quando foi homologada uma nova Ninja ZX-10RR. O domínio e as restrições estão mirando, no momento a Ducati, vencedora de 17 corridas em 2023.
Desde a etapa de Barcelona, a Ducati corre com 250 rpm a menos e outros 250 rpm foram retirados em Imola e entregues a Kawasaki. Trata-se de uma medida prevista no regulamento para tentar conter o domínio de uma fabricante. Entre 2015 e 2020, os japoneses venceu todos os títulos no WorldSBK.
“Posso falar por experiência própria“, disse o hexacampeão mundial. “Da temporada de 2017 a 2018, eles tiraram 1.400 rpm de mim – 1.400! Você pode realmente sentir a diferença nisso. Mas incrementos de 250 rpm… claro que em corrida tudo faz diferença quando falamos da última parte. Mas estamos falando de amendoim.“
Isso significa que a ZX-10RR atualmente tem uma rotação máxima definida de 15.100 rpm após iniciar a temporada em 14.600 rpm. Mas eles não aumentaram os giros de imediato porque, segundo a Kawasaki, a atual configuração do motor não foi projetada para isso. O fabricante está esperando até o terceiro posto de controle, o GP da França, para poder trazer uma nova árvore de cames.
Para Toprak Razgatlioglu, isso não mudou muito a performance da Ducati: “Tenho a sensação de que a Ducati não entendeu direito. Eles foram instruídos a reduzir as rotações em 250 rpm, mas acho que aumentaram em 250 rpm”, brincou sarcasticamente o turco.
“Ducati é sempre forte, a sua curva de potência é tal que as rotações reduzidas não mudam nada. Eles podem não ter potência máxima na rotação mais alta, ainda têm o torque. Agora eles só precisam mudar de marcha um pouco mais cedo. Não nos beneficiaríamos com a rotação adicional porque não obtemos mais potência dela. Nosso motor está no máximo, com a Kawasaki é parecido“, acrescentou o turco.