John McGuinnes recebeu hoje (15) no Castelo de Windsor, na Inglaterra, o título de Membro da Ordem do Império Britânico (MBE) por seus serviços prestados ao motociclismo.
Após um atraso devido à pandemia de coronavírus, McGuinnes finalmente conseguiu viajar para Londres com sua esposa Rebecca para receber a honraria, o terceiro prêmio mais alto da Ordem do Império Britânico, atrás apenas do CBE (Commander Of The British Empire) e do OBE (Order of the British Empire).
Estabelecido em 1917, o prêmio MBE (Member of the British Empire) é concedido a alguém por causar um impacto positivo em seu ramo de trabalho. Poucos corredores em duas ou quatro rodas receberam esse título, caso de John Surtees, Jim Redman, Mike Hailwood, Phil Read, Barry Sheene, Joey Dunlop e Carl Fogarty.
“Estou super orgulhoso deste prêmio. Que honra, obrigado por todo o apoio ao longo dos anos“, disse McGuinnes nas redes sociais. O britânico de 49 anos é o maior vencedor vivo do Troféu Turista da Ilha de Man, com 23 vitórias e espera voltar ao arquipélago esse ano, no que pode ser a sua última participação.
“Da última vez que corri lá não tive um grande TT e não queria terminar minha carreira com uma falha como a que tive“, disse referindo-se ao acidente nos treinos para a North West 200 de 2017, que o deixou fora de ação por mais de um ano. Quando finalmente estava em condições de voltar, surgiu a pandemia.
“Nunca disse isso antes, poderá ser meu último TT, mas quero ir lá com tudo, você sabe, me divertir e ver onde acabamos“, completou. O Troféu Turista na Ilha de Man 2021 está previsto para acontecer entre maio e junho, quando McGuinness já terá completado 50 anos. O britânico vai correr com uma Honda CBR1000RR-R.