Após quatro quedas no GP da Espanha e um começo caótico na Honda, Joan Mir era um dos pilotos mais ansiosos para experimentar o novo chassi Kalex nos testes coletivos de Jerez. Eis aqui o que ele achou.
O piloto de testes da Honda, Stefan Bradl foi o primeiro a experimentar o chassi na sessão matutina de segunda-feira (1) sofrendo uma pequena queda na curva 5. O alemão escapou ileso, mas encerrou a sessão apenas na 12º segunda posição.
Na sessão vespertina, após a pausa para o almoço, Mir finalmente teve a sua chance. O campeão da MotoGP de 2020 completou 67 voltas e terminou em 15º, mas na volta de saída dos dos boxes com a RC213V “Kalex”, a moto parou na quinta curva com um defeito elétrico.
“Devido à queda de Stefan, peguei a outra motocicleta do que o planejado”, disse Mir. “Foi um pouco confuso hoje. É sempre difícil tentar tanta coisa em um dia. Realmente não posso fazer nenhum julgamento sobre este chassi. Mas pode ir em uma direção positiva. No entanto, precisamos testar mais extensivamente antes de podermos fazer um julgamento exato”.
Bradl foi um pouco mais claro sobre o que achou do chassi Kalex: “tenho certeza que esta nova moto se comporta de maneira diferente, senti isso já na volta de saída. Você imediatamente entende que o conceito é um pouco diferente e tem um pouco mais de feedback sobre o que está acontecendo com os pneus. Não posso dizer mais por enquanto“, disse ao Speedweek.
Incrivelmente, os pilotos da Honda não estão autorizados a dizer a palavra “Kalex”. Eles se referem ao chassi como “a outra moto”. Eles também testaram uma atualização aerodinâmica (uma é permitida por temporada e piloto), com asas no braço oscilante para melhorar a tração na roda traseira.
Apenas a Repsol-Honda experimentou o chassi Kalex, deixando para a LCR-Honda apenas as atualizações aerodinâmicas. Mas Takaaki Nakagami não ficou impressionado: “Ainda não temos tração na saída das curvas. Alguns componentes aerodinâmicos até pioraram o comportamento nas curvas” disse o japonês.