Durante os testes coletivos de Sepang, realizados no último fim de semana, Joan Mir tratou apenas de ganhar quilometragem com sua nova moto, a famigerada Honda RC213V que tanto trabalho deu aos pilotos da marca nos últimos anos.
Campeão em 2020 com a Suzuki GSX-RR, uma motocicleta com uma filosofia de projeto completamente diferente da Honda, Mir confirma que a RC213V exige outras técnicas de pilotagem, mas que está gostando até agora. O espanhol ficou apenas 1 décimo atrás de Marc Márquez.
“A moto é completamente diferente da que experimentei antes, o estilo de pilotagem, é enorme como mudou,” disse Mir. “O motor da Suzuki tem características semelhantes ao da Yamaha – um quatro cilindros em linha, mais ágil, mas que tende a faltar um pouco de potência em alta. A Honda, como a Aprilia, Ducati e KTM, é um V4. Daí porque as motos se comportam de maneira diferente“, explicou.
“Com certeza ainda estamos um pouco longe, mas a cada dia estamos mais perto. Por isso é muito importante que todos os dias nos sintamos melhor com a moto, ao estilo Honda, estou a rodar de uma forma completamente diferente agora, mas é uma forma que gosto. Nestes dias aprendi muito, a equipe me ajudou demais em como ser competitivo e estamos dando bons passos, mas ainda sou um novato com esta moto“, adicionou.
Uma coisa que impressionou Mir é a estrutura da Honda Racing Corporation (HRC), bem maior que a da Suzuki: “Estou feliz com a forma como eles trabalham. Há mais pessoas ouvindo você do que na Suzuki, e é bom ter tantas pessoas atrás de você”, elogiou Mir. O próximo teste coletivo acontece em Portimão, Portugal, entre 11 e 12 de março.