Segundo a imprensa italiana, Joan Mir e a Honda Racing Corporation (HRC) acertaram os ponteiros e devem continuar juntos na temporada 2025 e 2026 de MotoGP. Um acordo verbal já teria sido alcançado.
Após a saída da Suzuki, no fim de 2022, Mir ingressou na Honda Racing Corporation (HRC) com a expectativa de ajudar a levantar a outrora gigante equipe de fábrica da marca. Mas o que se viu foram desempenhos abaixo da média e muitas quedas.
Tanto é que Mir disputou apenas 15 corridas no ano passado tendo se ausentado de algumas devido a lesões. No total, 22 corridas foram percorridas até agora, com o seu melhor resultado sendo uma quinta posição obtida no GP da Índia de 2023.
Atualmente, Mir é o melhor piloto da Honda na classificação do campeonato, em 18ª com 13 pontos, quatro à frente de Johann Zarco (19ª), cinco à frente de Takaaki Nakagami (20ª) e bem à frente de seu companheiro de equipe, Luca Marini, 24ª, ainda zerado.
Nas últimas semanas, Mir se mostrou bastante desanimado com a falta de procura pelas outras equipes: “quando assinei com a Honda, tinha muitas opções, hoje são poucas”, lamentou. O campeão de 2020, inclusive, chegou a falar em aposentadoria.
Mas, de acordo com a divisão italiana do site Motorsport.com, Mir e a Honda já teriam feito um acordo verbal para continuarem juntos em 2025 e 2026. O anúncio deve sair nos próximos dias. Eles ainda afirmam quem o campeão de 2020 sempre foi a primeira escolha da HRC.