Jean Azevedo já está preparado para encarar o Rali Dakar 2016. Será a 18º participação do brasileiro no maior rali cross-country do mundo e o único na categoria motos. O piloto disse que seu objetivo é ficar entre os 15 melhores e superar – mais uma vez – os seus limites.
Em entrevista ao canal ESPN Brasil, Azevedo explicou que pretende superar a sua melhor colocação já atingida no Rali Dakar, um 5º lugar na classificação geral em 2003, além de dois sétimos lugares, conquistados em 2005 e 2011.
“O meu objetivo é ficar entre os 15 melhores. O meu melhor resultado foi uma quinta colocação e é lógico que eu vou sempre buscar melhorar esse resultado. Essa vai ser a minha 18º participação e eu tenho certeza que em algum momento vou ter que me superar de novo. A cada ano que passa você eleva o seu limite mais para frente, mas sempre você chega nele.” (Jean Azevedo)
Aos 41 anos (completará 42 em 19 de fevereiro), Azevedo mantém o preparo físico e afirma que passa o ano inteiro se preparando para a prova. O paulista afirma que estar bem, inclusive mentalmente é uma arma importante para se sair melhor.
“Estar bem mentalmente, motivado, confiante no que vai fazer ajuda muito, principalmente em uma prova de longa duração, onde a cabeça manda muito. Esse ano, como a prova vai começar mais cedo, já vou estar na passagem de ano lá (Buenos Aires) todo concentrado. Então a gente achou melhor eles (a família) ficarem aqui, apesar de a gente sempre preferir que eles estejam juntos.”
A família Azevedo é pioneira no Brasil em participações no Rali Dakar. Seu irmão mais velho, André (juntamente com Klever Kolberg) foi o primeiro a disputar a prova na classe motos em 1988 quando o evento ainda se chamava “Paris-Dakar” e era disputado na África.
Azevedo está embarcando hoje (30) para Buenos Aires para disputar a prova com a equipe Honda South America Rally Team (HSA Rally Team). Seus colegas serão o francês Adrien Metge e o argentino Javier Pizzolito. As atividades começam dia 2 de janeiro.