A imprensa japonesa afirma que a Honda está trabalhando em um novo motor de quatro cilindros de pequeno porte para concorrer com a Kawasaki Ninja ZX-4R em um futuro próximo.
Apesar dos prognósticos contrários, o motor de quatro cilindros em linha continua bem vivo graças ao seu ronco liso e agudo que faz a alegria de muitos motociclistas, principalmente no mercado de usadas. A Kawasaki sabe disso e apresentou no final de 2019 a Ninja ZX-25R.
Sucesso instantâneo no oriente, a motocicleta logo chegou ao ocidente em uma versão aumentada para 400cc, a Ninja ZX-4R, disponível até no Brasil. É óbvio que apesar do aumento no interesse por outras formas de propulsão, ainda há demanda para esse tipo de motor.
A rival Honda não quer ficar atrás em nenhum segmento e, segundo o que foi relatado pelos colegas japoneses da revista Young Machine, a fabricante alada também está desenvolvendo uma motocicleta semelhante baseada na CBR250RR.
A CBR250RR é uma verdadeira fera de pequeno deslocamento. Atualizada há dois anos, a motinho conta com suspensões invertidas, embreagem deslizante, quickshifter e tudo o mais. Mas seu motor é um dois cilindros em linha que desenvolve 42 cv a 13.000 rpm.
A Honda sabe bem como fazer uma moto assim. Nos anos 1980 e 1990, eles disponibilizaram, no Japão, uma CBR 250 de quatro cilindros, que chegou a ter 45 cv a 18.500 rpm. Motos como essa eram muito populares na época e você pode ler mais sobre elas aqui.
Resta saber se a Honda está, de fato, interessada em investir alguns milhares de ienes nessa empreitada. Nos últimos meses, a fabricante disse que até 2040 todos os seus motores seriam elétricos, algo que foi desmentido pela divisão espanhola da empresa.
A empresa tentou “matar” a CBR600RR, que saiu de linha em 2016, mas voltou à ativa no Japão e na Europa no ano passado. Com os limites de emissões de poluentes cada vez mais rígidos, um downgrade para uma CBR400RR também faria sentido. Seja como for, o tempo vai dizer.