Conheça a história de James Toseland, piloto que trocou uma bem sucedida carreira no World Superbike e MotoGP para atacar como músico de Rock. E dos bons!
Nascido em Doncaster, Inglaterra em 1980, Toseland foi campeão do Mundial de Superbike duas vezes, com a Ducati em 2004 e com a Ten Kate Honda em 2007 sendo um dos únicos a vencer o campeonato duas vezes em equipes diferentes. O sucesso o impulsionou para a MotoGP no ano seguinte, competindo pela Tech3 Yamaha.
Apesar de não ter feito feio, Toseland também não foi particularmente impressionante na categoria rainha, voltando à Superbike em 2010. Depois de uma séria lesão no pulso em uma sessão de testes em Aragon, na Espanha, o piloto decidiu pendurar o capacete no final de 2011. Começava ai, no entanto, a decolar sua outra grande paixão: a música.
Além de mandar bem nas pistas, Toseland também é um pianista de nível considerável (chegando a 6 ª classe) além de também cantar e compor. O britânico já excursionou pelo mundo com sua banda (chamada apropriadamente de “Crash”) e já se apresentou ao lado do consagrado Ray Stubbs durante o programa beneficente da BBC, Sport Relief.
Agora, no entanto, Toseland está alçando voo solo. Em 2013, ele lançou o álbum “Renegade”. Com dois videoclipes e mais de 10 mil cópias vendidas (só na Grã-Bretanha), Toseland já pode se considerar bem sucedido em sua “segunda carreira”.
Com a reputação de possuir um poderoso show ao vivo, Toseland já abriu shows do Aerosmith, Status Quo, Little Angels e Reef, além de tocar em festivais renomados como Isle Of Wight, Planet Rockstock e até no GP de Silverstone de MotoGP.
Nesse mês de fevereiro, Toseland está lançando um EP, “Hearts and Bones” em preparação à uma turnê, que deve começar em abril. Sendo meio piloto e meio músico, o ex-campeão do World Superbike não esquece as origens. O britânico é um dos escalados para animar o World GP Bike Legends, evento que pretende reunir toda era de ouro da MotoGP, no circuito de Jerez, em Junho. Confira abaixo o videoclipe de “Renegade”.