O norte-americano Jake Gagne foi escolhido para substituir Nicky Hayden no Grande Prêmio dos Estados Unidos do World Superbike, nesse final de semana. O jovem de 24 anos disse que espera aprender e honrar o nome de seu antecessor, que considera um ídolo.
Gagne fará a sua estreia na principal categoria de motos esportivas de produção, mas já está muito familiarizado com o circuito de Laguna Seca, já que compete na liga norte-americana, o AMA Superbike Championship e é natural do estado da Califórnia.
“É bastante surreal estar aqui. Perder Nicky foi difícil, mas ele vive em todos nós e vamos nos lembrar dele para sempre. Ele é um herói nosso desde quando eu era criança, então é surreal estar aqui e apenas sou grato à equipe por me deixar pilotar. É incrível, estou no meu país natal, no meu estado natal e no meu circuito favorito, estou muito motivado!” (Jake Gagne)
A maior novidade para Gagne será se familiarizar rapidamente com a equipe e com a Honda CBR1000RR Fireblade SP2, que tanta dor de cabeça estava dando à Hayden e seu companheiro de equipe, Stefan Bradl. O norte-americano, no entanto, disse que pretende aprender ao máximo.
“O objetivo é aprender, crescer e melhorar cada sessão. Eu tenho uma ótima equipe por trás de mim e eu tenho todas as ferramentas que eu preciso. Onde quer que terminemos, acabamos, mas tudo o que sei é que vou dar tudo o que tenho.”
Nascido em Ramona, na Califórnia, estado que já revelou astros como Eddie Lawson, Randy Mamola e Wayne Rainey, Jacob Gagne começou a se destacar em 2013, quando foi vice-campeão do AMA Pro Daytona Sportbike, certame onde chegou ao título em 2014.
No ano seguinte, 2015, Gagne também levantou o caneco pela classe Superstock do recém-formado campeonato MotoAmerica, sempre pilotando uma Yamaha. O norte-americano mudou-se para a Honda apenas nessa temporada.