A Jaguar está desenvolvendo uma tecnologia para reduzir os acidentes entre carros e motos. O chamado “Bike Sense” avisa o motorista sobre a presença de uma motocicleta nas proximidades.
O sistema consiste em sensores espalhados nos pontos cegos do carro, especialmente projetado para detectar a aproximação de um veículo de duas rodas, sejam bicicletas ou motos, principalmente nos corredores de tráfego.
O sinal então é repassado ao motorista através de diversos alertas, como vibrações (no pedal do acelerador e fechadura), avisos sonoros (campainha para bicicleta, buzina para motos) em pontos estratégicos no carro, para que a pessoa identifique instintivamente de onde o perigo está vindo.
“Os seres humanos têm desenvolvido uma consciência instintiva de perigo ao longo de milhares de anos. Certas cores como vermelho e amarelo desencadeiam uma resposta imediata, enquanto o som de uma campainha de bicicleta se tornou igualmente reconhecível. O Bike Sense nos leva além das atuais tecnologias de indicadores de risco e ícones em retrovisores, para otimizar a localização de luz, som e toque para aprimorar este intuição. Isso cria avisos que permitem uma reação cognitiva mais rápida. Se você vê o painel vermelho brilhante em sua visão periférica, você será atraído e compreenderá desde já que alguém está se aproximando naquela parte do seu veículo.” (Dr Wolfgang Epple, Diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover)
Você pode estar pensando: “e se um grupo de motociclistas se aproxima, vou ser atordoado com milhares de sinais?” Segundo a Jaguar, não. O Bike Sense é capaz de “filtrar” o perigo mais próximo, nesses casos.
O Bike Sense também lhe avisa sobre os perigos que o motorista não pode ver. Se um pedestre ou ciclista está atravessando uma estrada e são obscurecidos por um veículo parado por exemplo, sensores do carro irão detectar e chamar a atenção do motorista para o perigo de usando luzes direcionais e som.
O Dr Epple completa: “envolvendo os instintos, isso pode reduzir o risco de acidentes, aumentando a velocidade de resposta e assegurar que a ação correta é tomada para evitar que um acidente aconteça“. O aparelho ainda é um protótipo em fase de testes e deverá levar, pelo menos dois anos até ser visto em carros de produção.