Enquanto a temporada não recomeça, o jeito é comentar sobre os últimos testes realizados no Catar, antes da pandemia. Jack Miller está muito confiante no desempenho de sua nova Ducati GP20.
Durante os testes realizados no fim de fevereiro, o piloto da Pramac foi o mais veloz na longa reta de chegada de Losail, atingindo impressionantes 355 km/h. Enquanto isso, a melhor Honda atingiu 348.3 km/h com Cal Crutchlow. Marc Márquez foi ainda mais lento, com apenas 346.1 km/h.
“Nos testes, a Honda com Marc e Cal não estava tão perto do topo como durante a temporada 2019“, disse Miller. “Com Suzuki e Yamaha, não vi nenhuma melhoria que me tire do lugar. No ano passado, lutei muito com Marc e Cal, mesmo nas retas. Mas nos testes de inverno eles foram 8 km/h mais lentos em média nas retas do que eu. A Ducati definitivamente deu outro grande passo no motor. A Yamaha alcançou a Honda. Mas na velocidade máxima eles não têm chance contra a Ducati“, acredita.
Miller também se mostrou impressionado com o desempenho da nova Aprilia RSGP, que tem um novo motor V4 com angulação de 90º, como a Ducati: “Eles fizeram os maiores progressos em termos de potência. Eles têm uma asa bastante extensa na frente, o que certamente consumirá muita potência do motor. No entanto, eles foram bastante competitivos em alta velocidade“, analisou.
Na primeira sessão de testes em Sepang, a Ducati teve problemas com os novos pneus Michelin, que pareciam inadequados para a GP20. Mas em Losail, a motocicleta se comportou muito bem, segundo Miller.
“Parecíamos muito bem no Catar, depois de longas simulações de corrida. Foi bom o que vimos. Os pilotos de outros fabricantes tiveram mais problemas, como ouvi em conversas pessoais“, revelou. “Também não perdemos mais tanto tempo ao mudar de direção. Os engenheiros da Ducati definitivamente lidaram com essa fraqueza – e a eliminaram“, acredita.
A expectativa é de que a temporada 2020 de MotoGP comece com uma rodada dupla no circuito de Jerez, nos dois últimos finais de semana de julho. A proposta, no entanto, ainda depende de uma aprovação final do governo espanhol para afrouxar as limitações impostas pelo Coronavírus.